O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima) realizará, na próxima segunda-feira (29), no auditório da Secretaria, a partir das 17h, a cerimônia de entrega de sementes da safra 2021/2022 do Projeto Mais Sementes e Mudas, aos municípios da Grande Ilha (São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar).  

Além do secretário da Sagrima, Luiz Henrique, da secretária adjunta de Agricultura e Pecuária da Sagrima, Cicília Mirela, e da equipe técnica do Projeto Mais Sementes, estarão presentes também os representantes da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão (Agerp), associações e ainda secretários municipais de Agricultura dos municípios beneficiados.  

Durante a solenidade, serão distribuídos 4 toneladas de sementes de arroz, 7 toneladas de feijão e 20 toneladas de milho.  

O Projeto

O Mais Sementes e Mudas é um projeto do Governo do Maranhão, sob a coordenação da Sagrima, em parceria com a SAF, por meio da Agerp, cujo objetivo é fortalecer a agricultura, utilizando sementes e mudas melhoradas com elevado potencial genético propiciando, assim, o aumento da produtividade das culturas para elevar o nível de renda das agricultoras e dos agricultores familiares, com impacto positivo no produto interno bruto (PIB) do estado.  

O projeto incentiva a produção de culturas anuais como o feijão, o arroz, o milho, mandioca, hortaliças, maniva-semente, frutíferas em geral, e a introdução de novas tecnologias na produção agrícola familiar.

O Mais Sementes e Mudas está informatizado. O cadastro de agricultores e parceiros, distribuição e monitoramento das sementes e mudas ocorrem por meio de um software. A Sagrima credencia as organizações parceiras: Agerp, Secretarias de Agricultura dos municípios e Sindicatos de Trabalhadores Rurais no software do Projeto Mais Sementes e autoriza em seguida para procederem o cadastramento das agricultoras e agricultores demandantes de sementes e mudas.

Já são 90.803 produtores cadastrados no banco de dados até o momento. 

A distribuição da semente dos Armazéns Regionais para o armazenamento nos escritórios da Agerp, Secretarias Municipais e Sindicatos são de responsabilidade da Sagrima, por meio da contratação de uma empresa de logística credenciada.

SERVIÇO

O quê: Cerimônia de entrega de sementes da safra 2021/2022 do Projeto Mais Sementes e Mudas.
Quando: Nesta segunda-feira (29), a partir das 17h.
Onde: Auditório da Sagrima (Edifício Manhattan, 9º Andar, Rua Perdizes, nº 3, Qd. 35 – Jd. Renascença).

Comentários

Fonte: Agência de Notícias do Maranhão