Vice-governador Carlos Brandão esteve em São Mateus nesta sexta-feira (Foto: Júnior Foicinha)

O vice-governador Carlos Brandão esteve no município de São Mateus, inaugurando e anunciando obras de infraestrutura e educação. Brandão anunciou as novas instalações da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, assinou ordem de serviço para construção do Centro Universitário e assinatura de Acordo de Cooperação Técnica de promoção do Maratoninha Maker, que integra o programa Inova Maranhão. As solenidades ocorreram no prédio ao lado da Defensoria Pública, no km 181 da BR-135.

“É um momento de muita alegria. Esses lançamentos vêm fortalecer a agricultura familiar e a educação no município. Já fizemos muito por São Mateus e vamos ampliar esta parceria. Nossa missão é dar continuidade aos projetos do governador Flávio Dino, que deram certo e ampliar as conquistas das quais o povo não abre mão. O Maranhão não pode retroceder. Temos que dar continuidade às conquistas”, frisou o vice-governador Carlos Brandão.

O Centro Universitário vai abrigar as ações do programa Pré Universitário Municipal, política de educação do município, voltada para a juventude. O programa é coordenado pela Secretaria de Juventude, Ciências, Tecnologia e Inovação do município de São Mateus e já aprovou mais de 390 jovens em vestibulares e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em sua sexta edição, o cursinho é realizado aos finais de semanas e atualmente atende 150 jovens de baixa renda e estudantes de escolas públicas. A ação era promovida há seis anos, de forma improvisada, no auditório de escola alugada. Agora, terá espaço próprio. 

“É um motivo de muita felicidade. O vice-governador Carlos Brandão sabe das necessidades do nosso município. Está sempre atento, querendo saber das nossas realidades. É um vice-governador municipalista. E com essas obras e a entrega da sede da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca mostra a valorização do Governo com esses trabalhadores”, pontuou o prefeito de São Mateus, Ivo Rezende. 

Com a implantação da Maratoninha Maker nas escolas públicas do município, por meio da assinatura do Acordo de Cooperação Técnica, professores serão capacitados nos conteúdos e, posteriormente, repassarão aos alunos, para que sejam articuladores do projeto em sua região. A proposta é que sejam difusores do conhecimento na escola, engajando e motivando os alunos na superação dos desafios. Por meio de plataformas online ou atividades presenciais, os alunos desenvolverão competências nas áreas de programação, eletrônica e robótica. A partir destes conhecimentos, criarão projetos e soluções práticas para questões da escola, bairro ou cidade.

O município de São Mateus é um grande produtor de arroz no estado e recebeu nova instalação para a Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca. “A inauguração desse prédio vem somar nas ações de fortalecimento da agricultura familiar e mais será feito por São Mateus”, destacou Carlos Brandão.

Também estiveram presentes durante a agenda em São Mateus, os deputados estaduais Adelmo Soares, Leonardo Sá e José Inácio; o ex-prefeito de São Mateus, Milton Aragão; e demais autoridades municipais.

Comentários

Fonte: Agência de Notícias do Maranhão