Os intrumentos foram entregues para 13 grupos culturais da Grande Ilha. (Foto: Nael Reis)

Nesta quinta-feira (20), em solenidade no Palácio dos Leões, o Governo do Maranhão, por meio das secretarias de Estado da Cultura (Secma) e da Comunicação Social (Secom), realizou a entrega de kits de instrumentos musicais para 13 grupos culturais dos bairros Anjo da Guarda, Lira, Camboa, Alemanha, Vila Maranhão, Diamante, Bonfim, Vila Palmeira, Centro, além de um grupo da cidade de Raposa e de outras localidades da São Luís. Os beneficiados receberam, ainda, troféus comemorativos produzidos pela Secma em alusão à entrega.

A concessão destes equipamentos ocorreu por meio do programa estadual Maranhão Musical, que já forneceu instrumentos para diversas instituições, entre escolas, bandas musicais e igrejas. Cada kit musical é composto por seis instrumentos: teclado, contrabaixo, bateria, violão, guitarra e microfone.

O secretário de Estado da Cultura, Anderson Lindoso, fala que, desta vez, foram beneficiados grupos da Grande Ilha que realizam trabalhos comunitários, e avalia que o Programa Maranhão Musical é uma ação importante para valorizar a cultura e manter uma sociedade ativa, mais valorizada e com mais oportunidades.

“Nós estamos hoje entregando instrumentos para 13 grupos que fazem trabalhos comunitários na Ilha de São Luís, onde eles usam música para poder resgatar a juventude e fazendo esse trabalho gratuito para que todos os membros da comunidade possam participar. É o Governo do Estado, mais uma vez, apoiando essas iniciativas que fazem com que nossa juventude seja valorizada, que a nossa cultura seja valorizada, que nós possamos descobrir e formar talentos para o nosso Maranhão e o nosso país. São milhares de instrumentos já entregues, esse programa Maranhão Musical começou ainda no primeiro ano do governo, em 2015, e foi se expandindo e entregando instrumentos para escolas, municípios, bandas municipais, bandas religiosas. E agora, também, contemplando escolas comunitárias de música, para que a gente possa avançar cada vez mais e mostrar como a cultura tem um papel importante não só na formação do cidadão, mas como forma de manter a sociedade ativa e manter uma sociedade mais valorizada, com mais oportunidades”, afirmou o secretário.

Para o representante do Grupo Grita, Cal Pinheiro, que realiza a Via Sacra do Anjo da Guarda, a chegada dos instrumentos trouxe mais um incentivo para a realização de nova oficina de música, teatro e dança junto aos jovens.

“Esses instrumentos vêm com muita satisfação, porque nós estamos agora com o projeto Grupo Grita: Uma Escola de Arte, pelo Instituto Cultural Vale, que vai começar em fevereiro. A comunidade estava esperando e o Grupo Grita estava, literalmente, de portas fechadas. Com esses instrumentos, vai dar um grande respiro para o nosso grupo. São 60 jovens que vão ser beneficiados pela oficina que contempla a música, o teatro e a dança”, afirmou Pinheiro.

Para Lucyene Costa, do Instituto Batucando a Esperança, da região da Vila Palmeira, os instrumentos chegam para transformar, ainda mais, a vida das crianças por meio da arte.
“Hoje, nós atendemos a 89 crianças. Esses instrumentos estão chegando para agregar ainda mais o nosso trabalho. Muitas dessas crianças não conhecem ainda, então vai fazer uma diferença enorme. Afinal de contas, a gente tem transformado a vida delas através da arte e essa nova aquisição vai agregar ainda mais”, afirmou Lucyene.

Fonte: Agência de Notícias do Maranhão