Meta é entregar 125 kits, em São Luís, São José de Ribamar e Paço do Lumiar
(Foto: Divulgação)

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), realizou mais uma etapa de entrega dos Kits Mobílias. Desta vez, foram entregues 18 Kits Mobília em São Luís para pessoas que viviam em situação de rua e que tenham sido contempladas com moradia do Minha Casa Minha Vida ou com Aluguel Social. 

A ação é uma parceria da Sedes com as prefeituras municipais e tem como objetivo continuar dando suporte às pessoas que ganharam a moradia, mas não possuíam condições mínimas para viver no local. Pensando nisso, foram doados cama box solteiro, ventilador de mesa, fogão quatro bocas, botijão de gás, mesa plástica, quatro cadeiras plásticas e caixa térmica de 30 litros. 

O secretário de Estado do Desenvolvimento Social, Márcio Honaiser, destaca que o Governo do Estado vem realizando ações de apoio e acolhimento a todos os segmentos da sociedade, dentre estes, as pessoas em situação de rua, que ficaram ainda mais vulneráveis durante o período da pandemia.

“Este é mais um incentivo que o governador Flávio Dino vem dando para a população que mais precisa. Os Kits Mobília são móveis de extrema necessidade para essa população, dando mais dignidade para começar uma nova vida, além de uma forma de aconchego e acolhimento nos seus lares” disse o secretário. 

Kit Mobília (Foto: Divulgação)

Em São Luís, no bairro Areinha, três pessoas que foram acompanhadas pelos Centros de Referências Especializados para Pessoas em Situação de Rua (Centros POP’s) e que recebem o Aluguel Social foram contempladas com o Kit Mobília.  

Vivendo há 9 anos em situação de rua, Antônio Luís Fernandes, de 63 anos, passou a receber o Aluguel Social, mas dormia no chão da kitnet. Com os móveis do Kit Mobília, hoje Antônio tem uma cama para dormir.

“Foi uma luta na rua e agora Deus ergueu as mãos para mim. Os Centros POP’s também são um pai e uma mãe; alimentam muitas pessoas, mas agora vou poder fazer minha comida em casa. Agradeço ao governador Flávio Dino e ao secretário Márcio Honaiser que me deram essas coisas. É uma bênção” disse Antônio Fernandes.

A beneficiária Silvana Ribeiro Ferreira, de 60 anos, esteve durante cinco anos em situação de rua e hoje comemora por ter um lar. 

“Os presentes chegaram em boa hora. Eu estava precisando de um cantinho para morar de forma saudável. Agora tenho todos os meus móveis, estou muito feliz”, disse Silvana Ferreira.

Durante seis meses dormindo na praça Maria Aragão, Gildemar Ferreira Marques, de 50 anos, conta emocionado como a sua vida mudou. “É uma emoção muito grande ganhar essas coisas, pois ajuda a gente que mora na rua. A minha situação era muito triste, agora tenho um lar”, disse. 

A meta do Governo do Estado é entregar 125 kits, em São Luís, São José de Ribamar e Paço do Lumiar.

Comentários

Fonte: Agência de Notícias do Maranhão