Sérgio Delmiro e Conceição Marques entregando os alevinos (Foto: Divulgação)

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), entregou, nesta sexta-feira (23), alevinos para produtores do município de Anajatuba. No total, já foram distribuídos 32.500 peixes da espécie tambatinga e piau.

As entregas tiveram início em maio desse ano, em parceria com a Secretaria de Igualdade Racia (SEIR), quando foram distribuídos 32.500 alevinos para os quilombos Santa Rosa dos Pretos e Pequi da Rampa, localizados no município de Vargem Grande e Itapecuru. A ação tem acontecido em parceria com a empresa Aquapesc, com sede no município de Santa Inês.

Segundo o secretário Sergio Delmiro, o planejamento anual da Sagrima é distribuir 100.000 mil alevinos, até o fim do ano. “A Secretaria já está trabalhando para começar a reprodução de outra espécie, a tambatinga que, por ser uma espécie que apresenta sua primeira reprodução precocemente (4 meses de vida em média), é destinada ao povoamento de viveiros escavados, açudes, lagoas e para engorda em sistema de cultivo em tanques rede. A previsão é de que já no segundo semestre tenhamos peixes dessa espécie disponíveis para comercialização”, destacou.

Os principais beneficiários são instituições formalmente concebidas, desde que sejam sem fins lucrativos, como cooperativas, associações, colônias de pescadores, prefeituras, secretarias municipais, entre outras passíveis de análise.

Conceição Marques, secretária adjunta de Pesca e Aquicultura Sagrima, destacou a distribuição de alevinos pela Secretaria.  “Essa iniciativa é de suma importância, pois vai beneficiar todos os nossos piscicultores, que precisam desta atividade para sobreviver ou ajudar no orçamento familiar”, finalizou.

Comentários

Fonte: Agência de Notícias do Maranhão