23.6 C
Distrito Federal
- PUBLICIDADE -
InícioBrasilMaranhãoGoverno do Estado muda cenário de bairros em todo o Maranhão com...

Governo do Estado muda cenário de bairros em todo o Maranhão com entrega de praças

- PUBLICIDADE -

Praça da Juventude no bairro João de Deus, em São Luís (Foto: Divulgação)

Lazer, interação social, prática de esportes e a melhoria de áreas que estavam abandonadas ou mal cuidadas. Com a construção de espaços públicos com programas como Praça da Família e Praça da Juventude, além de ações de revitalização de espaços ociosos, o Governo do Estado já recuperou áreas e transformou o cenário em vários bairros de São Luís e também em municípios do interior do estado. Entre 2020 e o primeiro semestre deste ano, somam 41 destas praças entregues pela gestão estadual, contemplando diversas comunidades pelo Maranhão. 

O planejamento para construção das praças é coordenado pelas secretarias de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), de Infraestrutura (Sinfra) e Agência Executiva Metropolitana (AGEM); da Juventude (Seejuv), com a ação Praça da Juventude; e de Governo (Segov), com o programa Praça da Família. Os equipamentos contam com elementos de urbanização, paisagismo, estações de saúde e outras comodidades que proporcionam a convivência e lazer.

O titular da Segov, Diego Galdino destacou a importância das obras, especialmente como opção de lazer para a população. “É sempre uma satisfação entregar essas praças para a comunidade. São obras com várias itens de lazer como quadras, brinquedos, uma obra padrão do Governo Flávio Dino, disponível para toda população”, declarou. 

“A implantação de equipamentos públicos de esporte e lazer em diversas comunidades de São Luís e municípios, tanto na zona urbana, quanto na rural, têm garantido a disponibilidade de espaços modernos, seguros e adequados para a população”, frisou o presidente da Agem, Lívio Mendonça. 

Praça da Família na Vila Nova, em São Luís (Foto: Gilson Teixeira)

O Governo realizou ações de revitalização de locais que já não garantiam segurança aos moradores – seja pela falta de iluminação adequada ou pela ausência de equipamentos – com melhorias como bancos, mesas, playground, academia ao ar livre, dentre outros. Em outras situações, a ação foi de construção de praças, algumas com quadras poliesportivas. “Medidas que garantem aos moradores uma gama maior de possibilidades para a realização de atividades diversas, visto que esses locais se destinam, ainda, a eventos culturais e atividades econômicas”, pontuou Lívio Mendonça.

Inaugurações e obras

Foram inauguradas, em São Luís, praças nos bairros Ponta do São Francisco, João de Deus, Piancó/Paraíso, Vila Sarney, Vila industrial, Nova República, Residencial Ribeira, Recanto dos Signos, Habitar Nice Lobão (Vila Apaco/Cidade Operária), Coroado (2), Maiobão, Jardim Turu, Vila Nova, Estiva, Residencial Alexandra Tavares, Caratatiua, Coquilho, Quebra Pote, Outeiro da Cruz, Jardim América, Bom Jesus, Bequimão, Vila Magril, Vila Esperança, Vila Luizão, Itaqui Bacanga, Ilhinha, Camboa e Jardim América. E nos municípios de Alcântara, Pinheiro, Bom Jardim, Penalva, Viana, Santa Inês, Cururupu, Governador Nunes Freire, Codó, Riachão e Paço do Lumiar. 

Estão em obras as praças do Alto São Sebastião, no Coroadinho; Mestre Antônio Vieira, no Monte Castelo; nas cidades de São Félix de Balsas, São Raimundo das Mangabeiras, São Francisco do Maranhão e Timbiras. Pelo programa Praça da Família, estão em andamento obras nas cidades de Balsas, Caxias, Tutoia, Matinha; e em São Luís, nos bairros Vila Palmeira, Cidade Olímpica. 

O Governo do Estado vai iniciar ainda outras construções do programa Praça da Família. Serão contempladas São Luís, com uma praça no Conjunto São Raimundo; e as cidades de Bequimão, Peritoró, São João dos Patos, Sambaíba, Pequiá da Conquista (2), Carutapera, Cantanhede, Luís Domingues e Central do Maranhão.

Comentários

Fonte: Agência de Notícias do Maranhão

- PUBLICIDADE -
Nos siga no Google Notícias

COMENTÁRIOS

[wce_code id=2]
- PUBLICIDADE -

Redes Sociais

16,985FãsCurtir
2,458SeguidoresSeguir
61,453InscritosInscrever

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -

Continue Lendo

- PUBLICIDADE -
x