Flávio Dino e o presidente da Aprosoja/MA, Vilson Ambrozi. (Foto: Brunno Carvalho)

Nesta quarta-feira (21), o governador Flávio Dino esteve reunido no Palácio dos Leões, em São Luís, com o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado do Maranhão (Aprosoja-MA), Vilson Ambrozi, para alinhar parcerias e debater temas de interesses dos sojicultores do estado. 

O encontro contou com a participação de representantes de núcleos regionais onde existem produções de soja; do Secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), Sérgio Delmiro, e do secretário de Estado da Comunicação Social, Ricardo Capelli.     

Reunião aconteceu no Palácio dos Leões
(Foto: Brunno Carvalho)

Durante a reunião, foram iniciados os debates acerca do realinhamento sobre o valor pelos produtores de soja ao Fundo Estadual de Desenvolvimento Industrial do Maranhão (FDI) e foi repactuada a parceria da gestão estadual em projetos sociais desenvolvidos pela Aprosoja em benefício de comunidades rurais, como os programas Safrinha Solidária e Padrinho Rural. 

“Tivemos uma reunião muito produtiva. Nos trabalhos que fizemos hoje ficou determinado um realinhamento com relação ao tributo pago pelos produtores de soja, que vamos sentar novamente para começar um novo diálogo a respeito, e vamos trabalhar a parceria do Estado com os projetos sociais da Associação. Vamos aproximar o Estado das ações sociais já realizadas. Aprosoja também se colocou à disposição para estar sempre junto com o Governo do Estado, para encontrar as melhores soluções possíveis em casos de conflitos agrários nas regiões onde nós temos produção de soja”, detalhou o secretário Sérgio Delmiro. 

No programa Safrinha Solidária, após a safra da soja, os sojicultores fazem produções de feijão, cuidam dessa produção e, no final, ela é aberta para as comunidades vizinhas da propriedade. 

Já o Padrinho Rural é um programa de transferência de tecnologia, onde o sojicultor acolhe uma ou várias comunidades e transfere tecnologias de produção, fazendo inclusive a parte de fomento à produção e a compra de insumos em conjunto com a comunidade a preço de custo. O Governo do Estado auxilia no processo, garantindo assistência técnica aos pequenos produtores ‘apadrinhados’.

Para o presidente da Aprosoja Maranhão, Vilson Ambrozi, a reunião com o governador foi proveitosa para os produtores de soja associados. 

“A reunião foi excepcionalmente proveitosa. O governador nos colocou a importância do agronegócio, da nossa atividade, e tratamos de vários assuntos de interesse dos agricultores que pertencem à nossa associação e, de uma maneira geral, aos pequenos agricultores também”, pontuou Ambrozi.

Comentários

Fonte: Agência de Notícias do Maranhão