Bairro da Liberdade recebe a terceira edição da ação na capital. (Foto: Divulgação)

Andrea Moreira é vendedora, moradora do Bairro Liberdade, em São Luís. Nesta terça-feira (30), ela saiu de casa em direção ao Feirão do Trabalhador, na Associação dos Remanescentes Quilombolas e assim como outros moradores da localidade, estava em busca de oportunidades e serviços disponibilizados de forma gratuita.

Andrea realizou a atualização no Sistema Nacional de Emprego (SINE) e conseguiu um encaminhamento para uma entrevista visando uma colocação no mercado de trabalho.

“Me indicaram esse feirão e estou saindo daqui muito mais feliz do que poderia imaginar. É digno do Governo pensar em nós trabalhadores neste momento, às vezes é um empurrãozinho que a gente precisa, sabe? Uma carta de encaminhamento para o mercado de trabalho que dá grandes chances de me colocar como empregada e com isso retomar meus estudos, poder pagar minha faculdade, ajudar minha família, minha autonomia e independência. Achei uma esperança!”, contou Andrea.

Andrea Moreira buscou o Feirão e saiu com uma carta de encaminhamento para entrevista. (Foto: Divulgação)

Outros trabalhadores e trabalhadoras que passaram pela ação também obtiveram cartas de encaminhamento para o mercado de trabalho, além da adesão da modalidade digital da Carteira de Trabalho.

Tharcysio Diniz é mais um trabalhador que esteve presente na ação e saiu satisfeito. “Uma ação dessa é muito positiva. A gente que precisa e tem uma oportunidade assim é gratificante. Eu estava em casa, apostei em vir aqui e agora posso ter minha carteira assinada. É só felicidade!”, afirmou o trabalhador encaminhado para uma entrevista para motorista de ônibus urbano.

Tharcisio Diniz foi encaminhado para uma entrevista para motorista de urbano através do Feirão do Trabalhador. (Foto: Divulgação)

A ação promovida pelo Governo do Maranhão, através da Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres), visa aproximar os serviços em bairros e comunidades, dando oportunidades para população.

“Pelos mais de 10 municípios que já levamos o Feirão do Trabalhador, são inúmeros os depoimentos de trabalhadores que estão no mercado de trabalho e tem uma vida digna. É para isso que trabalhamos, vamos na contramão do retrocesso e isso passa segurança aos maranhenses que buscam as ações do Governo do Estado. Pensamos também no contexto da pandemia, aproximando o SINE e a Secretaria do Trabalho dos bairros e comunidades, atuando para quem mais precisa”, analisou o secretário da Setres, Jowberth Alves.

Em todo o Maranhão, 10 mil trabalhadores e trabalhadoras já foram beneficiados ou atendidos pelo Feirão de Trabalhador. Uma iniciativa do Governo do Maranhão, através da Setres, que já percorreu cerca de 10 municípios, ofertando serviços gratuitos de cadastro e atualização no Sistema Nacional de Emprego (SINE); adesão a Carteira de Trabalho Digital e também atuando em parceria com outras secretarias e órgãos, como o Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Procon/MA), Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) e Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), além de cursos rápidos de qualificação profissional e oficinas de Economia Solidária.

Fonte: Agência de Notícias do Maranhão