A Escola de Socioeducação do Maranhão (ESMA), da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), intensificou a qualificação dos profissionais do atendimento socioeducativo e promoveu para os servidores dos Centros Socioeducativos localizados em Timon, o curso de formação continuada em Defesa Pessoal – Nível Básico.

Com a participação de 34 servidores das unidades de internação provisória e semiliberdade, foram trabalhadas as diversas técnicas aprendidas durante a formação como: defesas instintivas, controle e condução corporal; reflexo otimizado, controle e condução; bases fundamentais e princípios de contra-ataque de um ou vários agressores; saída de abordagens com arma branca, controle e desarme. O coordenador Regional de Segurança, Stelius Sodré, colaborou com o ensino do manuseio e defesa com uso de tonfa e algemação.

De acordo com a diretora da Escola de Socioeducação do Maranhão (ESMA), Priscilla Swaze, o curso tem como propósito fazer com que os educadores tenham condição de aplicar as técnicas de defesa pessoal, visando a sua segurança e a do socioeducando. “A formação é o momento ideal para que eles possam conhecer as técnicas, realizar os exercícios de repetição e, a partir disso, dar continuidade ao seu aprendizado entre seu grupo de trabalho”, afirma.

A diretora ressalta que a formação foi muito bem recebida entre os educadores, que estiveram atentos ao conteúdo repassado, e frisaram a necessidade de formações contínuas em sua área de atuação. “Os profissionais destacaram a importância das formações complementares com as lives. O curso de defesa pessoal terá continuidade com o módulo intermediário, a expectativa é que seja ofertado no mês de julho”, explica.

O diretor Lívio Barros, do Centro Socioeducativo de Internação Provisória da Região dos Cocais (CSIPRC), destaca que o curso foi muito proveitoso. “Os educadores gostaram muito e aprenderam no curso sobre diversas técnicas, o que pode e o que não pode ser feito nas mobilizações, o que diminui a probabilidade de erros na hora da intervenção”, pontua.

Para Diogo Rogério, diretor do Centro Socioeducativo de Semiliberdade de Timon, para a melhor prestação de serviço é indispensável a qualificação profissional. “O curso de defesa pessoal ofertado pela Funac, através da ESMA, foi importante por disponibilizar ao servidor uma ferramenta a mais na realização de procedimentos de segurança, quando necessários, de forma eficiente e segura, diminuindo os riscos para servidores e, especialmente para socioeducandos”, diz.

O curso contou com a articulação da Secretaria Municipal de Saúde de Timon – na pessoa do secretário Marcus Vinícius Cabral da Silva, com a viabilização de atendimento de saúde prévio aos servidores e o suporte do Colégio Militar de Timon (na pessoa do Tenente Coronel Sousa e sua equipe), que cedeu sua estrutura para a realização do curso.

Comentários

Fonte: Agência de Notícias do Maranhão