Curso de lideranças juvenis forma mais de 100 alunos no Maranhão. (Foto: Divulgação)

A Secretaria Extraordinária de Estado da Juventude (Seejuv) participou, na sexta-feira (14), da certificação dos alunos do Curso de Lideranças Juvenis pela Escola Superior da Defensoria Pública (ESDEP),  promovido pela Defensoria Pública do Estado do Maranhão em parceria com a Seejuv.

A solenidade marcou a conclusão da bem sucedida Turma Alfa, que contou com uma série de aulas e ricas  trocas entre quem promove acesso à justiça e também quem é protagonista das próximas revoluções por um mundo melhor, “As Juventudes”. A Turma Alfa formou mais de 100 alunos, e formatura aconteceu de modo virtual pelo canal do YouTube da Defensoria. O evento contou com a participação do defensor Geral da Defensoria Pública do Estado, Alberto Bastos; da diretora da Escola Superior da Defensoria Pública, Elaine Barros; do superintendente da Secretaria de Estado da Juventude, Marcos Leite, além da secretária de Estado da  Juventude, Tatiana Pereira.

O curso contou com temas como Direito de Família; Ato Infracional e Violência Policial; Estatuto da Juventude e Estatuto da Criança e do Adolescente; Direito Constitucional; Liderança e Mobilização Social; Órfãos da Covid e Minorias e o Acesso a Direitos; muito bem debatidos durante as aulas, com formadores como defensores públicos do Estado e convidados.

“Esse momento é de muita alegria para a instituição. Poder participar de alguma forma para a  construção do conhecimento para exercício da cidadania do futuro é muito gratificante. A gente deseja que cada aluno possa colocar na prática os conhecimentos adquiridos, e o primeiro passo é a libertação do conhecimento”, declarou o defensor geral, Alberto Bastos.

“A Escola Superior da Defensoria Pública fica muito feliz pela formatura da sua primeira turma, e destaca que são vocês os responsáveis pela defesa da liberdade da diversidade capazes de garantir a perpetuação de um mundo em que todos possam se desenvolver plenamente sua potencialidade, e as ferramentas foram postas; parabéns a todos que participaram deste processo e aos formandos”, disse a diretora da ESDEP, Elaine Barros. 

“Em nome da Turma Alfa, agradecemos a todos envolvidos neste processo de formação, pois foi muito gratificante estarmos inseridos, com convicção podemos afirmar que  somos agentes de mudanças que almejamos mudar não somente o futuro, mas sim o presente. Aprendemos ao longo do curso formular ideias e novos conceitos, e o conhecimento a ser atuante na vida prática”, falou a oradora da turma, Nayara Viana.

“Eu agradeço ao Alberto Bastos e toda equipe da Defensoria pelo maravilhoso trabalho desenvolvido e pelo compromisso dessa importante parceria, desse coletivo de fazer real esse curso. É importante esse fortalecimento do papel de conseguir garantir direitos para as juventudes do Estado. Eu fico muito feliz mesmo poder ver a colheita deste fruto plantado anteriormente onde é um transformador de vidas” enfatizou a gestora da Seejuv, Tatiana Pereira.

Fonte: Agência de Notícias do Maranhão