Alunos do programa social Formando e Cozinhando destacaram a importância do curso (Foto: Divulgação)

A gastronomia tem o poder de transformar a sociedade, conectar pessoas e ainda ajudar a diminuir a desigualdade social. Este é o caso do programa Formando e Cozinhando do Governo do Maranhão, que acontece por meio das Secretarias de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), Governo (Segov) e Cultura (Secma), através da Lei de Incentivo à Cultura.

O programa capacita profissionais de cozinha por meio de aulas práticas e teóricas ministradas por cozinheiros chefs renomados do estado e convidados. Além de oferecer bolsa auxilio mensal no valor de R$ 500 para o acesso e permanência dos alunos nas atividades da ação. 

Esta semana, os alunos do Formando e Cozinhando aprimoraram seus conhecimentos sobre Nutrição, Higiene e Legislação de Alimentos; Preparo Prévio e Técnicas de Cozinha; e Empreendedorismo.

Na quarta-feira (20), os alunos tiveram aula sobre Empreendedorismo com a mestra em Gestão e especialista em Marketing e Comunicação, Lívia Abas. Os alunos aprenderam os principais fundamentos para que sejam empreendedores de sucesso e quais competências devem desenvolver durante a administração de um negócio. Como atividade, a professora Lívia pediu para que os alunos construíssem um plano de negócios, meio eficiente para evitar riscos futuros.

“Durante a aula sobre Empreendedorismo, os alunos aprenderam a investir em si mesmos e em seus negócios. Trabalhamos de forma detalhada sobre plano de negócios, marketing e ferramentas da administração. O Formando e Cozinhando é um programa social muito bem-vindo para toda a sociedade, aqui treinamos os alunos para que eles adentrem no mercado gastronômico com mais segurança”, relatou a mestra em Gestão e especialista em Marketing e Comunicação, Lívia Abas.

A aula sobre Empreendedorismo fez com que a aluna Maria da Conceição Serra identificasse elementos importantes a serem corrigidos para o futuro do seu negócio. “A professora Lívia Abas abriu meus olhos para falhas em relação ao meu negócio, além de me ajudar a desenvolver algumas competências. Na atividade sobre plano de negócios, criei um estabelecimento chamado “Bolos da Vovó”, por meio dessa atividade pude identificar forças e fraquezas. Estou muito feliz com o projeto, nele tenho aprendido muito com todos os professores, tem sido uma excelente experiência. Ansiosa para a aula da semana que vem”, afirmou a aluna.

Na terça-feira (19), os alunos aprenderam sobre ‘Preparo Prévio e Técnicas de Cozinha’ com o cozinheiro chef Wagner Velasco. Os discentes aperfeiçoaram suas habilidades realizando diferentes tipos de cortes nos alimentos, o que é muito importante para dar sabor, aparência e textura em cada prato. O chef Wagner Velasco ainda ensinou como fazer os caldos bases, além de apresentar os diferentes tipos de cocções.

“Todo cozinheiro precisa saber cortar os alimentos, entender os tipos de cocções e saber fazer molhos bases. O alimento deve ser respeitado e aproveitado em sua totalidade para que não tenha desperdícios. Os alunos do programa foram ensinados a fazer os molhos bechamel, sugo, galinha, demi glace e outros. Também puderam colocar em prática os termos técnicos usados na cozinha durante a preparação dos alimentos”, falou o cozinheiro chef Wagner Velasco.

O aluno Jhoseph Reis disse que a aula do cozinheiro chef Wagner Velasco sanou suas dúvidas sobre a hierarquia na cozinha e preparos. Um dos molhos que mais chamou atenção do estudante foi o sugo.

“A pior parte da aula foi quando ela acabou. A aula do chef Wagner é muito empolgante, foi uma troca de experiência constante. Sou cozinheiro a um tempo e aprendi um jeito diferente de preparar o molho sugo, o professor nos ensinou truques para que o molho não fique ácido. Fico muito feliz por estar tendo a chance de aprimorar minhas técnicas na cozinha por meio do Formando e Cozinhando”, disse. 

Na segunda-feira (18), a especialista em Vigilância Sanitária e em Nutrição Clínica, Funcional e Fitoterapia, Rafaelle Corrêa, ministrou a aula ‘Nutrição, Higiene e Legislação de Alimentos’. Os alunos foram alertados sobre a má manipulação dos alimentos e os riscos à saúde.

“Os alunos tiveram contato com os fundamentos teóricos, exigências da Anvisa durante a manhã. Na aula prática, fizemos algumas dinâmicas para que eles compreendessem a responsabilidade durante o manejo de alimentos. Um alimento contaminado pode afetar gravemente a saúde do consumidor, por isso, eles precisam ter noção sobre higiene e qualidade dos produtos”, disse a especialista em Vigilância Sanitária e em Nutrição Clínica, Funcional e Fitoterapia.

A aluna Viviane Andrade disse que a aula de Nutrição, Higiene e Legislação de Alimentos foi fundamental para que ela passasse a ter mais segurança na cozinha. “Aprendemos como manipular os alimentos de forma correta e segura dentro da cozinha profissional e em casa. Descobrimos que colheres de pau e panos de prato, por exemplo, não são mais bem-vindos por conta do grande acúmulo de bactérias. O programa tem servido para ampliar os meus conhecimentos, além de qualificar os meus serviços para o mercado. Estou muito feliz com esta oportunidade oferecida pelo Governo do Maranhão”, falou Viviane Andrade.

Próximas aulas

Na próxima segunda-feira (25), os alunos do programa social Formando e Cozinhando terão uma aula show com a ex-participante do Mestre do Sabor, Aline Guedes. Aline traz no currículo a experiência de ter trabalhado com chefs renomados, como Bel Coelho, Alex Atala, Mauro Maia e Hamilton Mellão. Em 2015, ela esteve no The Taste Brasil, exibido pelo canal GNT, como integrante da equipe de Claude Troisgros, e foi até a semifinal, ficando em quarto lugar na disputa.

Já na terça-feira (26), a aula sobre Cozinha Regional I será ministrada pelo embaixador da gastronomia maranhense: o cozinheiro chef Rafael Bruno. Gastrólogo e Mestre em Educação, apaixonado por políticas sociais, usa a gastronomia para fomentar a inclusão social de deficientes auditivos. Rafael Bruno foi curador e apresentador da Mostra Gastronômica no Festival Cultural do Brasil em Viena na Áustria onde levou a cultura brasileira a outras fronteiras. Apresentador do Reality- Desafio Gastronômico Pelo Mundo produzido pela COOKING in Portugal. Jurado do Reality “Desafio do Arroz” no Programa Daqui na TV Mirante afilada Globo.

Comentários

Fonte: Agência de Notícias do Maranhão