Visita técnica ao Povoado Canto, na Ilha de Cururupu, na Raposa (Foto: Divulgação)
Visita técnica ao Povoado Canto, na Ilha de Cururupu, na Raposa (Foto: Divulgação)

O Governo do Estado realizou visita técnica ao Povoado Canto, localizado na Ilha de Curupu no município da Raposa. O objetivo foi verificar a vocação e o interesse da comunidade pelo Turismo de Base Comunitária.

Participaram da visita a Secretaria de Turismo do Estado do Maranhão (Setur), a e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), a Secretaria Municipal de Turismo e representantes do trade e da escola ambiental do Maranhão.

O passeio náutico, organizado pela Prefeitura de Raposa, saiu do Porto do Braga em direção ao Portinho, por onde se percorreu uma trilha cercada de Manguezais, Restingas e Várzeas, a 1 km da comunidade e foi realizado na tarde da quarta-feira (7).

O objetivo da visita técnica foi analisar a implantação do projeto na localidade, que é uma atividade que envolve a sustentabilidade, educação dos visitantes, além de beneficiar a população. 

“Esse primeiro momento foi importante para fazermos um diagnóstico, que é uma etapa de suma importância do desenvolvimento do Ecoturismo de Base Comunitária, que é a proposta da escola ambiental. Então a escola, por meio das Secretarias, vem trazer esse eixo de ecoturismo dentro da política estadual de educação ambiental”, relatou Fernando Campelo, superintendente de qualificação profissional da Setur. 

Após a primeira visita, serão realizadas novas reuniões, para identificar as propostas viáveis a serem implementadas na Comunidade Canto. 

A Proposta da Secretaria Municipal de Turismo e Meio Ambiente é desenvolver, estruturar, promover e comercializar alguns passeios para amantes do Ecoturismo. Dentre eles, passeio náutico com descida de bicicleta até a Praia de Carimã.  

“Queremos trabalhar um turismo de forma sustentável e que a comunidade venha a ganhar. Já fizemos a primeira visita com o Estado, em que apresentamos a vila para as Secretarias. Agora vamos debater as melhores ações”, completou o secretário municipal Alysson Penha.

Comentários

Fonte: Agência de Notícias do Maranhão