18.6 C
Distrito Federal
- PUBLICIDADE -
InícioBrasilMaranhãoCaravana 2.0 discute questões fundamentais para a consolidação da política educacional maranhense

Caravana 2.0 discute questões fundamentais para a consolidação da política educacional maranhense

- PUBLICIDADE -

Secretário Felipe Camarão destaca a importância do debate democrático sobre o rumo da educação no estado e a destinação dos recursos dos precatórios (Foto: Divulgação)

Gestores educacionais da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), secretários municipais e educadores reuniram-se, na sexta-feira (8), no município de Pedreiras, para debater questões fundamentais e ações para a consolidação da política educacional maranhense, além dos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), que vigorou até 2006. O evento foi realizado na Quadra Poliesportiva do Centro Educa Mais Olindina Nunes Freire, onde também ocorreu o encontro de Agentes Jovens Ambientais.

A reunião contou com a participação de profissionais da educação de 13 municípios que integram a regional, sendo eles: Bernardo do Mearim, Esperantinópolis, Igarapé Grande, Lago do Junco, Lago dos Rodrigues, Lagoa Grande do Maranhão, Lima Campos, Pedreiras, Poção de Pedras, São Raimundo do Doca Bezerra, São Roberto e Trizidela do Vale.

O secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, comemorou mais um debate com a participação maciça de professores, estudantes, gestores e demais presentes, para juntos debaterem o rumo da educação no estado e a destinação dos recursos dos precatórios.

“Mais uma Caravana do Escola Digna 2.0, desta vez na cidade de Pedreiras. Uma discussão produtiva, com a participação de centenas de profissionais da educação, estudantes, tanto da rede estadual quanto da rede municipal, é assim que se constrói um Maranhão melhor para todos nós, com diálogo, transparência, debatendo o futuro do Estado, por meio da educação. Viva a educação do Escola Digna por todo o Maranhão!”, festejou.

Durante o encontro, o secretário de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves, destacou as ações do Governo, por meio do Programa Escola Digna e enalteceu a administração do titular da Seduc, Felipe Camarão. “Os investimentos do Governo não pararam e o Programa Escola Digna é o maior programa de defesa e promoção dos direitos humanos das crianças e dos adolescentes e o maior programa em execução no Brasil, coordenado pelo secretário Felipe Camarão”, expressou.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica da Redes Públicas Estadual e Municipais do Estado do Maranhão (Sinproesemma), Raimundo Oliveira, enalteceu a iniciativa do Governo na realização dos encontros, para discutir a educação do estado, visando ao fortalecimento do ensino em todo Maranhão.

“Estamos aqui em Pedreiras, participando da Caravana 2.0, para discutir a educação pública do nosso estado, a valorização dos trabalhadores e a infraestrutura de nossas escolas. A Caravana 2.0 significa um incentivo à educação pública porque discute uma pauta importante, que é o rateio dos precatórios do Fundef, um esforço do Governo do Estado, através da Secretaria de Educação, que vem fortalecer a educação pública do estado.  Viva a educação pública do nosso país, viva a educação pública do Maranhão”, ressaltou.

O Fundef vigorou até 2006 e foi substituído pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Os recursos do precatório do Fundef destinam-se exclusivamente para aplicação na Educação, devendo ser usados em despesas enquadradas como “manutenção e desenvolvimento do ensino”.

“Esse momento é muito importante porque trata da educação de todo o Maranhão, que é o desenvolvimento dos planos para os precatórios do Fundef, que servirão para a formatação da qualidade da educação nas nossas escolas, como a criação de laboratórios e aplicação dos recursos para fortalecer todas as áreas de conhecimento que estamos buscando. Agradeço ao Governo do Estado pela iniciativa. É assim que se faz um processo democrático dentro da educação, ouvindo o povo”, discorreu Laurentino Marques, professor de Matemática do Centro de Ensino Frei João Rodrigues Moreira, em Lagoa Grande do Maranhão.

O gestor Regional de Pedreiras, Marcio Sampaio, falou da importância do debate para o fortalecimento da educação no estado. “O debate contribui para o desenvolvimento da educação no Maranhão, porque discute sobre o destino correto dos recursos dos precatórios do Fundef. Esse debate vai acontecer em todo o Maranhão. Hoje, em Pedreiras, tivemos um ótimo debate com a participação de educadores de diversos municípios dessa regional”, exprimiu.

Agente Jovem Ambiental

A Caravana Escola Digna 2.0 contou também com a participação de 15 Agentes Jovens Ambientais, que receberam kits escolares, durante o encontro. O Centro Educa Mais Olindina Nunes Freire também recebeu mais de 100 kits escolares, que serão entregues aos estudantes, para auxiliar em suas atividades da escola.

Caravana do Escola Digna 2.0 contou também com a participação de 15 Agentes Jovens Ambientais (Foto: Divulgação)

O Programa Jovem Ambiental já selecionou dois mil jovens, entre 16 e 21 anos, para atuação em projetos socioambientais sustentáveis, que cumprirão carga horária de 10 horas semanais. Os selecionados receberão um auxílio financeiro mensal, no valor de R$ 250,00, durante 12 meses, podendo ser reajustado por decreto do Poder Executivo.

A Agente Jovem Ambiental de Pedreira, Hemilly Vitoria, falou com empolgação da importância do programa para o município. “Hoje vim agradecer imensamente ao Governo do Estado pela criação desse programa maravilhoso, que é o Agente Jovem Ambiental. Esse programa é importante e vai contribuir com a preservação do meio ambiente, da flora e da fauna de nossa cidade. Vai nos ajudar a cuidar melhor do nosso rio, que é tão importante e crucial para o abastecimento da região. Eu me sinto honrada em participar de um programa como esse”, afirmou.

O técnico da Escola Ambiental do Maranhão, Gaudino Gusmão, falou sobre a participação dos Agentes no encontro. “Hoje tivemos um encontro da Caravana do Agente Jovem Ambiental com a Caravana do Escola Digna 2.0, buscando avanços educacionais e ambientais, para promover a mudança quanto às problemáticas locais. Na ECO 92, a frase célebre era: “pensar globalmente e agir localmente” e o Programa Agente Jovem Ambiental e o Programa Escola Digna fazem justamente isso, pensam globalmente, e agem em cada município do Estado do Maranhão”, declarou.

Comentários

Fonte: Agência de Notícias do Maranhão

- PUBLICIDADE -
Nos siga no Google Notícias

COMENTÁRIOS

[wce_code id=2]
- PUBLICIDADE -

Redes Sociais

16,985FãsCurtir
2,458SeguidoresSeguir
61,453InscritosInscrever

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -

Continue Lendo

- PUBLICIDADE -
x