Apesar de vistorias técnicas realizadas pela Companhia de Gás do Amazonas (Cigás) apontarem para a integridade da rede que abastece a capital, segundo a própria Companhia, multiplicam-se os relatos de forte odor de gás, principalmente em bairros da Zona Centro-Sul, Sul e Oeste de Manaus. Nesta quarta-feira (1º), moradores de bairros como Aleixo, São Francisco e Adrianópolis, disseram ter sentido o odor.

“Foi por volta de 19 horas quando comecei a sentir. Pensei que poderia ser um vazamento grave porque o odor era muito forte. O desconforto era muito grande”, conta um morador de um condomínio no bairro São Francisco, na Zona Centro-Sul. O morador também afirma que o odor persistiu por longos 20 minutos.

No último dia 26 de março, os relatos de forte odor de gás partiram de moradores de bairros como Flores, Parque Dez, Nossa Senhora das Graças, Parque das Laranjeiras, Cidade Nova e Tarumã. Na ocasião, técnicos da concessionária foram até os locais em que há rede de gasodutos, munidos de detectores de gás, não identificando nenhum problema relacionado à operação de distribuição de gás natural.

Questionado, o gerente de Operações da Companhia, Ricardo Ciraulo, afirmou que para que o odor de gás natural seja percebido no raio de quilômetros, é necessário que seja liberada uma quantidade muito grande de gás para atmosfera, causando um ruído tão intenso que não passaria despercebido e seria logo detectado.