10.6 C
Distrito Federal
- PUBLICIDADE -
InícioNotícias CorporativasNúmero de brasileiros morando em Portugal é recorde, diz SEF

Número de brasileiros morando em Portugal é recorde, diz SEF

- PUBLICIDADE -

O início de ano registrou número recorde de brasileiros morando em Portugal. Os dados divulgados nos primeiros meses de 2022 pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), integrado à Embaixada Portuguesa, indicaram a marca de 221 mil brasileiros residindo no país europeu legalmente. Segundo apontamento, este número nunca foi tão alto e acentua um crescimento contínuo notado desde 2016.

O SEF, órgão do governo português, é o responsável pela regularização e controle de imigrantes no país e mostrou o perfil dessas pessoas que escolheram Portugal como local de permanência. Conforme apuração exclusiva da CNN, divulgada também no Guia Viajar Melhor, esses dados ainda apontam que nos últimos 6 anos o número de brasileiros mais do que dobrou. Além disso, o levantamento mostrou que a maioria dos brasileiros que residem em Portugal possui uma idade que varia entre 20 e 49 anos.

Indo além da familiaridade com o idioma, a aproximação luso-brasileira também é representada em outros indicativos apontados pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF). Conforme matéria do site português Público, entre as nacionalidades com maior presença em Portugal, destacam-se os brasileiros em primeiro lugar, seguido dos britânicos, cabo-verdianos e indianos. Ao todo, segundo este levantamento recente, o país possui 714 mil estrangeiros morando em solo português, totalizando um aumento de 7,8% quando comparado ao ano de 2020. 

A comunidade brasileira representa quase 30% dos imigrantes locais em Portugal. Apesar do número de brasileiros vivendo no país ser de 221 mil pessoas, o próprio SEF acredita que esta quantidade pode ser maior, levando em consideração que brasileiros com dupla cidadania não entram nos dados divulgados pela Embaixada Portuguesa. Vale ressaltar que pessoas que ainda estão em situação irregular também não são contabilizadas nesses dados da Embaixada.

Visto para atrair imigrantes

Mesmo com o aumento de imigrantes residindo no país, o governo local também anunciou no começo do ano a possibilidade de um novo visto para quem deseja entrar em Portugal para trabalhar no país.

Em um comunicado recente, este visto promete facilitar a chegada de mais imigrantes em Portugal, conforme matéria publicada no Globo. Na atualização que está sendo tramitada, lideranças locais sugerem a possibilidade de um novo visto com duração de 180 dias de permanência para imigrantes que queiram encontrar alguma oferta de emprego, incluindo uma extensão para os respectivos familiares e dependentes.

O pronunciamento e as primeiras informações foram passados por Ana Catarina Mendes, ministra adjunta e dos Assuntos Parlamentares de Portugal, durante uma entrevista coletiva. Para o novo visto entrar em vigor ainda depende da aprovação que tramita no Parlamento, onde o governo tem maioria. 

Mais brasileiros imigrando

Em busca de novas perspectivas profissionais fora do Brasil, empresários brasileiros também viajam interessados em expandir para a Europa. Entre os vistos de trabalho oferecidos em Portugal, o Startup Visa Portugal ficou conhecido por ser um programa que auxilia empreendedores estrangeiros com incentivos que podem variar conforme cada região.

“Como mercado estratégico, Portugal tornou-se a opção menos burocrática para internacionalizar nossas demandas”, afirma Gustavo Albano, fundador da MediaTouris, uma travel tech brasileira que está em processo de imigração para Portugal. “Os custos competitivos e a vantagem de falarmos a mesma língua foram fatores determinantes para a escolha”, completa Albano.

- PUBLICIDADE -
DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do DF NA MÍDIA
Nos siga no Google Notícias

COMENTÁRIOS

- PUBLICIDADE -

Redes Sociais

16,985FãsCurtir
2,458SeguidoresSeguir
61,453InscritosInscrever

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -

Continue Lendo

- PUBLICIDADE -