Diariamente uma infinidade de dados é gerada por dia nas empresas, com isso, as oportunidades para estratégias também são geradas, como aumento de vendas, redução de custos, redução de turnover, entre outras. Entretanto, de acordo com o IT Forum Series, apenas 11% das empresas se consideram data driven.
 
A cultura data-driven é uma abordagem organizacional onde as decisões e estratégias são guiadas por dados concretos e análises objetivas, com isso, empresas data driven têm os dados como um ativo estratégico, sendo integrados em todos os níveis da empresa para orientar ações e alcançar resultados mais precisos e eficazes.
 
A democratização de dados entra como um caminho para que a porcentagem de empresas data driven aumente, já que ela é responsável por tornar os dados acessíveis e compreensíveis por todos os colaboradores e em todas a áreas de uma empresa.
 
Caio Amante, CEO da Dataside, consultoria focada em dados e IA para negócios, explica que um dos maiores desafios das empresas modernas é obter respostas sobre seus negócios com velocidade e assertividade.
 
“Quando falamos em democratização de dados é preciso entender que não se trata apenas de fornecer acesso, mas também de criar uma cultura onde os dados são utilizados como base para decisões em todos os níveis da empresa. Com a democratização dos dados, qualquer pessoa, seja qual for a função ou especialidade, pode transformar dados brutos em insights significativos”, reforça Caio.
 
Entre os benefícios da democratização de dados para as empresas, estão autoridade das equipes, melhoria na tomada de decisões, inovação contínua e cultura data driven.
 
A Inteligência Artificial tem sido uma ferramenta para empresas que buscam democratizar os dados e, no Brasil, já existe uma plataforma, baseada em IA generativa que permite que não apenas especialistas em dados, mas qualquer pessoa, possa transformar dados em insights a nível global, sem depender do time técnico.
 
É o caso do Belake.ai, um produto SaaS desenvolvido para democratizar a análise de dados com o uso da inteligência artificial, para transformar perguntas em análises de dados com gráficos automáticos, sem a necessidade de conhecimento técnico especializado.