O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta terça-feira (21) que é necessário conceder o Prêmio Nobel da Paz ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para que as guerras no mundo possam acabar.
“A gente vê, todo santo dia, declarações – que eu não sei se são brincadeira ou não – do presidente Trump dizendo que já acabou com oito guerras e que ainda não ganhou o Prêmio Nobel da Paz”, disse ele à imprensa durante a visita a Portugal.
“É importante que a gente dê logo um Prêmio Nobel para o presidente Trump para não ter mais guerra. Aí, o mundo vai viver em paz, tranquilamente”, completou Lula.
Nações Unidas
Em outros discursos recentes de sua agenda internacional, o presidente destacou que atualmente há a maior quantidade de conflitos desde a 2ª Guerra Mundial. “E não há uma única instituição capaz de falar a palavra ‘paz’”.
“Todo mundo sabe que eu sou defensor do multilateralismo. Todo mundo sabe que sou inimigo do unilateralismo e do protecionismo. Todo mundo sabe que nós estamos numa jornada pelo mundo para fazer mudanças no Conselho de Segurança das Nações Unidas.”
🔥 LEIA TAMBÉM
- Desafio da Política Externa do Brasil é a Defesa, afirma assessor de Lula
- G7: Lula solicitará apoio para desenvolvimento e reforma na governança global
- Lula relaciona protestos no México com manifestações brasileiras de 2013.
- Brasil firma pacto para permitir perseguição policial fora das fronteiras
- Três pessoas falecem no Quênia em protestos contra centro americano de ebola.
De acordo com Lula, as mudanças seriam focadas especificamente no estatuto das Nações Unidas, “para dar a ela o sentido de existência para o qual foi criada em 1945.”
“Não é possível que você não tenha nenhuma instituição capaz de contemporizar, harmonizar e acabar com a quantidade de guerras que temos no mundo hoje”, acrescentou Lula.
O presidente está em viagem oficial à Europa, onde já passou pela Espanha e Alemanha. Após compromissos em Portugal, ele retornará a Brasília.
Fonte: Agência Brasil

