Fiscalização de Fórmulas Infantis Proibidas
A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), por meio da Subsecretaria de Vigilância em Saúde (Suvisa), emitiu alerta sanitário para que os municípios goianos realizem uma força-tarefa de fiscalização no comércio local, com foco na venda de lotes específicos de fórmulas infantis que estão proibidos pela Anvisa.
Locais de Fiscalização
A ação abrange farmácias, drogarias, distribuidoras e supermercados.
Proibição das Fórmulas
A Anvisa, por meio da Resolução nº 32/2026, publicada em 7 de janeiro, determinou a proibição da comercialização, distribuição e uso de alguns lotes de fórmulas infantis das marcas Nestogeno, Nan Supreme Pro, Nanlac Supreme Pro, Nanlac Comfor, Nan Sensitive e Alfamino, todos da Nestlé Brasil. A resolução menciona o risco de contaminação por cereulide, uma toxina gerada pela bactéria Bacillus cereus.
A SES-GO informou que, mesmo após a proibição, relatos indicam que esses produtos ainda estão disponíveis e sendo consumidos no estado.
Riscos do Consumo
O consumo de produtos contaminados pela toxina pode levar a vômitos persistentes, diarreia e letargia, que se caracteriza por sonolência excessiva, falta de energia e dificuldade de reagir.
Força-tarefa de Fiscalização
A Suvisa estabeleceu que as vigilâncias sanitárias municipais realizem a força-tarefa de fiscalização entre 19 e 23 de janeiro. Caso os lotes proibidos sejam encontrados, será feita a interdição imediata dos produtos, que devem ser lacrados no local.
Os estabelecimentos devem notificar a fabricante pelo 0800 761 2500, que será responsável pelo recolhimento dos produtos. Além disso, os estabelecimentos serão autuados por comercializarem produtos irregulares, em violação à Resolução nº 32/2026 da Anvisa.
A lista completa dos lotes que precisam ser recolhidos está disponível no site da fabricante, que oferece suporte e opções de substituição aos consumidores.
Para mais informações, confira aqui os lotes que devem ser recolhidos.

