Na Estação de Tratamento de Água de Goiânia (Etag), a Saneago interligou mais um trecho das adutoras do Linhão GYN-APA, utilizando o método trepanação (hot tap) nos dias 13 e 14 de janeiro, uma inovação que permitiu a execução do serviço sem afetar o abastecimento de água.

Esse método foi empregado para instalar um sistema de alívio à rede em carga. A adutora, que liga a Etag – Setor Negrão de Lima – ao Sistema Senac – Setor Leste Universitário, opera com uma vazão de mil litros por segundo e pressão de 120 mca, sendo uma das principais artérias do abastecimento da capital.

Devido à alta pressão e volume, um bypass funciona como proteção ao sistema, conectando a adutora de pressão alta a uma rede de menor dimensão. Em caso de pico de energia ou desligamento abrupto, o bypass protege a infraestrutura, evitando danos à tubulação.

Com essa interligação, a Saneago reforçou a segurança da rede de grande porte, ligando o sistema da Etag a outra adutora do sistema Senac, tudo isso sem interromper o bombeamento de água, garantindo que os imóveis e a rotina da população de Goiânia e Aparecida de Goiânia não fossem impactados.

O método de trepanação possibilitou a perfuração da rede em carga, com um “colar” soldado, permitindo a instalação do novo bypass sem a necessidade de desligar o sistema. Em breve, será concluído o Booster, uma unidade de bombeamento que ajudará a vencer a gravidade e levar água a reservatórios e redes de distribuição, ao mesmo tempo que protege as redes de alta pressão que integram os Sistemas João Leite e Meia Ponte.

Fonte: Agência Cora Coralina de Notícias