Em primeiro encontro oficial para tratar sobre políticas sociais com foco nos goianienses, a primeira-dama e coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado, apresentou na manhã desta terça-feira (21/01) ao prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, algumas das ações do governo para a capital ao longo de 2025. Entre eles, a inauguração de um Restaurante do Bem e de uma Casa da Pessoa Idosa, ambos na região Noroeste.

Realizada no Paço Municipal, a reunião visou fortalecer os laços entre o governo estadual e municipal. Gracinha afirmou que essa colaboração mútua vai favorecer a ampliação das ações.

“O trabalho social é feito em parceria com o município. E é uma alegria imensa podermos ampliar, aqui em Goiânia, todos os programas que o Goiás Social vem fazendo. Com o apoio da prefeitura, poderemos fazer muito mais”, assegurou a primeira-dama.

Goiânia e Goiás Social

Uma das primeiras ações conjuntas será a atualização do Cadastro Único (CadÚnico) dos moradores de Goiânia. Gracinha disse que essa revisão de dados pode garantir que mais pessoas sejam beneficiadas com as iniciativas sociais do Estado.

“Podemos ampliar todos os programas, inclusive o Mães de Goiás”, exemplificou. A ação citada pela primeira-dama transfere R$ 300 mensais para mulheres, em situação de extrema pobreza, com filhos de até seis anos. O recurso garante a segurança alimentar e oferece melhor qualidade de vida.

Mabel enalteceu o Goiás Social, iniciativa lançada durante a gestão do governador Ronaldo Caiado, reconhecendo que trata-se “do maior e mais eficiente programa social do Brasil” e que essa parceria vai render bons frutos para o cidadão goianiense.

“O Governo de Goiás está preocupado [com o CadÚnico]. Está incentivando, criando condições e fazendo parcerias para intensificarmos a atualização do banco de dados”, reconheceu ao garantir que esse trabalho já começou com o levantamento de dados das famílias que buscaram vagas no ensino público municipal para 2025.

O prefeito indicou que uma das prioridades neste início de mandato é intensificar políticas públicas para atender pessoas em situação de rua, e acenou apoio do governo estadual nesse sentido.

“Não queremos nenhuma pessoa morando na rua. Vamos colocar em casa de acolhimento, comunidade terapêutica. Os que querem retornar para os seus lares, vamos incentivar e dar condições. Enfim, faremos um trabalho pesado em cima dessa questão”, garantiu o gestor municipal.

Inaugurações

O Governo de Goiás prepara para o mês de outubro a inauguração de um Restaurante do Bem na região Noroeste da capital. Com capacidade para servir até 1,2 mil pratos por dia, ao custo de R$ 2 cada, o espaço será climatizado, com rampas acessíveis e banheiros PCD. A unidade funcionará de segunda a sexta-feira, das 10h30 às 14h.

Já a Casa da Pessoa Idosa da Vila Mutirão será entregue no primeiro semestre deste ano. A estrutura contará com 24 unidades habitacionais mobiliadas e adaptadas às necessidades dos futuros moradores. Também terá um Centro Comunitário; sala de artesanato e terapia ocupacional; salão de festas; refeitório; ambiente para atendimento de enfermaria, fisioterapia e educação física; academia e piscina.

Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Fonte: Portal Goiás