Iniciativa marca momento em que os conhecimentos adquiridos em sala de aula são aplicados na prática, nas unidades operacionais da corporação (Foto: SSP-GO)
A Polícia Militar do Estado de Goiás (PMGO) deu início na sexta-feira (10/10) à Operação de Estágio Supervisionado II, uma das etapas mais importantes do Curso de Formação de Praças (CFP) da 2ª Turma de 2025.
A iniciativa marca o momento em que os conhecimentos adquiridos em sala de aula são aplicados na prática, dentro das unidades operacionais da corporação.
Após cumprirem 1.193 horas/aula em disciplinas teóricas e práticas, os 160 alunos-soldados iniciam agora o Estágio Supervisionado II, com carga horária de 500 horas, nas quais atuarão diretamente com o efetivo da PMGO, sob a orientação de oficiais e graduados experientes.
Curso de formação
Durante o período acadêmico, os alunos passaram por uma formação ampla, com disciplinas que envolvem os eixos jurídico, técnico, operacional e humano. Entre os conteúdos ministrados estão: Direitos Humanos, Direito Penal Militar, Processo Penal Militar, Ciências Penais, Técnicas Policiais Militares, Tiro Policial, Atendimento Pré-Hospitalar, Defesa Pessoal Policial e Educação Física Militar.
A formação foi planejada para garantir que o futuro policial militar atue com discernimento, uso seletivo da força e respeito aos direitos fundamentais, consolidando o perfil de um profissional ético, técnico e socialmente comprometido.
O secretário de Segurança Pública, Renato Brum dos Santos, destacou o compromisso com a formação de excelência dos profissionais da segurança pública.
“Cada novo policial que chega às ruas é resultado de um processo de capacitação rigoroso, que une conhecimento técnico e valores humanos. Esse estágio é o momento em que a teoria se transforma em prática, sempre com foco no serviço à sociedade goiana e na proteção da vida”.
O comandante-geral da PMGO, coronel Marcelo Granja, ressaltou o significado da operação na consolidação da jornada formativa.
“O estágio supervisionado representa o ápice da formação. É quando o aluno-soldado tem a oportunidade de vivenciar o dia a dia da tropa e compreender, na prática, a responsabilidade que envolve o ato de servir e proteger. Estamos formando policiais preparados, éticos e comprometidos com a missão da PMGO”.
Atuação
Nesta etapa do curso, os alunos-soldados estão sendo distribuídos entre os Comandos Regionais da Polícia Militar e o Comando de Missões Especiais, alcançando 17 cidades goianas.
Além das atividades de rotina, os discentes também atuarão junto ao Comando de Missões Especiais, com destaque para os Batalhões Maria da Penha (1º ao 4º), promovendo a integração prática com políticas públicas voltadas à proteção da mulher e ao enfrentamento da violência doméstica e familiar.