Ações do Goiás Social chegam a milhares de famílias em situação de vulnerabilidade, em municípios do Entorno do Distrito Federal (Foto: Seds)
O Goiás Social e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds) beneficiaram mais de 7 mil famílias nos municípios da Região Metropolitana do Entorno do Distrito Federal (DF) somente nos meses de outubro e novembro deste ano.
Levantamento inclui os atendimentos nos programas Mães de Goiás, Dignidade e Goiás + Inclusivo, com impactos diretos nos principais municípios da região.
Goiás Social no Entorno
No rol de entrega dos dois últimos meses, Águas Lindas de Goiás lidera o número de famílias assistidas (2.494), seguida por Luziânia (1.669), Cidade Ocidental (1.429), Novo Gama (678), Planaltina de Goiás (506) e Cristalina (314).
O programa Mães de Goiás concentra a maioria absoluta dos atendimentos, com 5.412 beneficiárias no Entorno, enquanto os programas Dignidade e Goiás + Inclusivo reforçam a proteção social para idosos e pessoas com deficiência, respectivamente — cada um com 459 e 1.219 atendimentos na região.
Titular da Seds, Wellington Matos destaca o papel das políticas públicas do Governo de Goiás em garantir apoio às famílias.
“As ações do Goiás Social fazem parte de uma política pública estruturada para promover inclusão, dignidade e direitos básicos. A determinação do governador Ronaldo Caiado e da primeira-dama Gracinha Caiado é que os benefícios cheguem de forma célere às pessoas que mais precisam, reduzindo vulnerabilidades e fortalecendo a capacidade das famílias de planejar e viver com mais segurança”, frisa.
Para o secretário do Entorno do Distrito Federal, Pábio Mossoró, os resultados do Goiás Social no Entorno evidenciam o compromisso do Governo de Goiás com o desenvolvimento social das famílias.
“Quando uma política pública chega com alcance amplo e contínuo, ela transforma a realidade das pessoas. Dar suporte às mães, garantir dignidade a idosos e promover inclusão de pessoas com deficiência são ações que fortalecem a região. É assim que construímos cidadania, oportunidade e esperança para milhares de famílias do Entorno”, explica Mossoró.
O secretário ressalta que o fortalecimento da política de proteção social no Entorno ocorre em meio a outras ações do Governo de Goiás na região. Em Cristalina, estão previstos investimentos voltados à educação que ultrapassam R$ 18 milhões, incluindo a construção de uma nova escola no Distrito de Campos Lindos (Residencial Flamboyant) e reformas em outras três unidades de ensino.
A secretária de Educação, Fátima Gavioli, pontua que esses investimentos vão além da infraestrutura: “São mais de 18 milhões investidos – e estou falando apenas de infraestrutura. É importante destacar que todos os estudantes da rede pública estadual estão uniformizados, calçados, com mochila e material escolar completo”.
Saiba mais
Goiás Social leva benefícios a população de Águas Lindas
Goiás Social em Luziânia entrega benefícios e oferta serviços

