A Secretaria da Educação de Goiás (Seduc) lançou o projeto Só Vem Enem, uma iniciativa para intensificar a preparação dos alunos da rede estadual rumo ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025.
Com o objetivo de fortalecer ainda mais o aprendizado e ampliar as oportunidades de acesso ao ensino superior, o programa oferece uma série de aulões presenciais e on-line, além de conteúdos estratégicos que reforçam o aprendizado e ampliam o acesso ao ensino superior.
Aulão inaugural reúne 300 estudantes em Goiânia
O pontapé inicial do projeto foi com um grande aulão presencial na sede da Seduc, em Goiânia, na terça-feira (1º/04). Cerca de 300 alunos participaram diretamente da aula, que também foi transmitida ao vivo para escolas de todas as regiões do estado.
Os aulões, que seguem ao longo do ano, têm como foco alunos do terceiro ano do ensino médio e buscam melhorar o desempenho nas provas do Enem.
Conteúdo completo e interativo na plataforma NetEscola
O Só Vem Enem vai além das aulas presenciais. Os estudantes também terão acesso a videoaulas interativas pela plataforma NetEscola, uma central de Tira-Dúvidas Pré-Enem e materiais de revisão.
O projeto ainda oferece orientações sobre o funcionamento do Enem e os principais programas de ingresso e financiamento ao ensino superior, como Sisu, ProUni e Fies.
A secretária da Educação, Fátima Gavioli, participou do lançamento do projeto e pediu aos alunos que aproveitem as oportunidades de aprendizado oferecidas.
“Com este projeto estamos ofertando um reforço para o nosso estudante e ajudando os nossos professores a fazerem com que seus alunos realmente aprendam”, ressaltou.
Reconhecimento por alto desempenho na redação
Para incentivar os estudantes, o Governo de Goiás premia alunos e professores que alcançam 980 pontos ou mais na redação do Enem. São R$ 5 mil para cada um com essa pontuação. Caso o aluno atinja a nota máxima, 1.000 pontos, a premiação sobe para R$ 10 mil.
Só Vem Enem
A aluna Ana Luiza, da 3ª série do Colégio Estadual Murilo Braga, pretende cursar Direito e destaca os ganhos do projeto: “Na escola a gente aprende muita coisa, mas com a plataforma a gente pode ter um pouco mais de aprofundamento”.
Gabriela, colega de Ana Luiza, sonha em ser médica e também vê vantagens: “Tem as videoaulas, aulas presenciais, a gente pode ir tirando nossas dúvidas. Eu acho isso maravilhoso”.
Para a professora de Língua Portuguesa, Maria Quitéria, o projeto traz uma linguagem mais acessível aos alunos: “Talvez a linguagem deles seja a tecnológica mesmo. A plataforma ajuda bastante”.
Secretaria Estadual da Educação – Governo de Goiás
Fonte: Portal Goiás