Baru 2.0 será a ferramenta oficial para inscrição, avaliação e acompanhamento de projetos em todos os editais operacionalizados pela Secult.

A Secretaria da Cultura de Goiás (Secult) lançou, nesta quarta-feira (21/1), a versão Baru 2.0, um novo sistema de gestão de editais para projetos culturais. O evento, realizado no Cine Cultura, em Goiânia, foi transmitido ao vivo pelos canais oficiais no YouTube e no Instagram, reunindo produtores, artistas e fazedores de cultura para apresentar as funcionalidades da plataforma e esclarecer dúvidas sobre o seu funcionamento.

A criação e execução do Baru 2.0 foram realizadas em colaboração entre as equipes da Secretaria-Geral de Governo (SGG) e a Gerência de Tecnologia da Secult.

Nova plataforma

A titular da Secult, Yara Nunes, destacou que a nova plataforma foi desenvolvida para simplificar os trâmites dos fomentos da Secretaria de Cultura, beneficiando tanto proponentes quanto a própria pasta, e contribuindo para a redução de prazos.

“Muitas vezes, há dificuldades do lado de lá, nas inscrições e nos processos, mas também do lado de cá, pois enfrentamos desafios internos. Essa nova plataforma chega justamente para facilitar a vida de todos: da equipe da Secult, do Conselho de Cultura e, principalmente, da classe artística”, ressaltou.

O subsecretário de Tecnologia da Informação da SGG, Márcio César Pereira, explicou que, após uma reformulação completa, a ferramenta anterior, que se baseava no Mapa Goiano, foi totalmente remodelada, resultando em uma nova plataforma mais alinhada às necessidades da Secult.

“O trabalho consistiu em analisar as carências existentes no sistema anterior e reconstruí-lo para o Baru 2.0”, acrescentou.

Para o gerente de Tecnologia da Secult, Paulo Henrique Rocha Faleiro, a parceria com a SGG e a colaboração dos usuários do Baru foram essenciais para as melhorias implementadas no novo sistema.

“Convidamos todos que utilizam a plataforma a atuarem de forma proativa e colaborativa conosco, para impulsionar o desenvolvimento contínuo deste sistema”, destacou.

O encontro ainda contou com orientações sobre a nova Instrução Normativa da Secult para o Programa Goyazes e a apresentação da Resolução do Conselho Estadual de Cultura, criando um espaço de diálogo e capacitação para os agentes culturais que utilizarão o sistema.

Novo Baru 2.0

O Baru 2.0 será a ferramenta oficial para inscrição, avaliação e acompanhamento de projetos em todos os editais da Secult, incluindo o Programa Goyazes, o Fundo de Arte e Cultura (FAC), a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Pnab) e outras chamadas públicas da pasta.

O novo sistema oferece acesso unificado via Portal Expresso, com autenticação pelo gov.br; orientações detalhadas para preenchimento de formulários e envio de documentos, com manual digital; automatização de cálculos e validações normativas, como a taxa administrativa e a de captação do Programa Goyazes, além da taxa mínima de divulgação de 5%; e validação automática de dados, que impede o envio de propostas com inconsistências e promove maior eficiência no processo.

Fonte: Agência Cora Coralina de Notícias