Nesta edição, programa alcançou recorde histórico de inscrições, com mais de 3 mil propostas recebidas, e ampliou abrangência territorial: agricultores de 191 municípios participaram, superando meta inicial de 160 localidades (Foto: Emater-GO)

O Governo de Goiás divulgou nesta terça-feira (30/09) o resultado preliminar das propostas selecionadas para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA Goiás 2025).

Nesta edição, o programa alcançou recorde histórico de inscrições, com mais de 3 mil propostas recebidas, e ampliou sua abrangência territorial: agricultores de 191 municípios participaram, superando a meta inicial de 160 localidades.

O resultado preliminar está disponível no portal oficial do programa.

Nesta edição, o PAA conta com investimento recorde de R$ 30 milhões, recurso disponibilizado pelo Protege Goiás, na modalidade Compra com Doação Simultânea. Isso garante que a produção da agricultura familiar seja adquirida pelo governo e doada a instituições sociais e famílias em situação de vulnerabilidade, em parceria com a OVG.

O presidente da Emater Goiás, Rafael Gouveia, afirma que o programa se consolidou como política pública que impulsiona o trabalho das famílias rurais goianas.

“Essa é uma chance valiosa dos produtores comercializarem seus alimentos e fortalecer a agricultura familiar em todo o estado. Cada um dos selecionados poderá vender até R$ 15 mil em produtos, e desta vez o programa alcançou pessoas em mais de 190 municípios”, completa.

Ranqueamento municipalizado e lista ampliada de produtos

Outra inovação do edital de 2025 é o ranqueamento municipalizado, que assegura a aprovação mínima de oito agricultores por município, descentralizando os recursos e dando oportunidade para pequenos produtores de todas as regiões.

Além disso, o edital ampliou a lista de produtos, incluindo leite, queijo muçarela, pitaya, filé de tilápia, jabuticaba, temperos caseiros e frutos do extrativismo vegetal, como baru, macaúba e mangaba, abrindo novos mercados para os agricultores.

A partir de agora, os produtores não classificados terão esta quarta-feira (1º /10) e quinta-feira (02/10) para apresentarem recursos às decisões, e o resultado definitivo será publicado no Diário Oficial no dia 14 de outubro.

Saiba mais

Emater e Caixa Econômica firmam parceria para ampliar acesso ao crédito rural

Emater amplia atuação e está presente em 236 municípios

Fonte: Agência Cora Coralina de Notícias