A Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) transmitiu nesta quarta-feira (29) mais uma live pelo Emater AO VIVO, programa semanal exibido no canal da instituição no YouTube. O tema da palestra, ministrada pelo pesquisador da entidade, Romeu Soares, foi a implementação da agricultura de precisão em pequenas propriedades.

Segundo o especialista, a agricultura de precisão é uma metodologia que adapta o manejo conforme a variabilidade das áreas de cultivo. Assim, os insumos são aplicados de acordo com a necessidade de cada microespaço, otimizando a utilização de recursos e gerando maior rendimento na produção. 

Nesse sistema, explicou o palestrante, a área é subdividida em pequenas seções por meio de georreferenciamento, instrumento que padroniza e regulamenta a identificação de um imóvel rural. Além disso, a agricultura de precisão envolve uma série de etapas, como a geração de mapas de colheita, amostragem de solo, análise dos dados, interpretações do mapa, correção da variabilidade e acompanhamento.

“Em Goiás, nas regiões de maiores produtores de commodities, de soja, milho, sorgo, a agricultura de precisão já é uma realidade inequívoca. As pessoas já fazem no dia a dia os mapas de colheita, a aplicação dos insumos, aplicação de adubo antes do plantio, há empresas que fazem as correções de GPS em áreas rurais”, explicou Romeu. Em contrapartida, nas cadeias produtivas predominantes na agricultura familiar, a técnica ainda é pouco adotada.

Apesar da baixa adesão, o profissional revelou que é possível incorporar a agricultura de precisão em propriedades de pequeno porte. Agricultores familiares podem utilizar ferramentas como GPS manual, imagens de satélites disponibilizadas na internet, amostragens manuais, programas de georreferenciamento gratuitos e procurar apoio de associações e cooperativas para ter acesso a essas tecnologias.

Emater AO VIVO

O Emater AO VIVO é um programa semanal de lives transmitido sempre às quartas-feiras, às 14h, no canal da Emater no YouTube. A mediação dos debates, abertos ao público e com temas de interesse da agricultura familiar, é feita pela tecnóloga em Gestão Ambiental e assessora técnica da instituição, Isabela Lima. Os vídeos ficam disponíveis no canal posteriormente para quem não conseguir acompanhar a palestra ao vivo.

Assista a palestra na íntegra:

 

Fonte: Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater

Fonte: Portal Goiás