A Polícia Civil de Goiás lançou, na manhã desta quinta-feira (15), a Operação Cerco Total, com a meta de desarticular e enfraquecer organizações criminosas, principalmente facções que atuam nas cidades de Mineiros e Jataí.

A operação é fruto de investigações em andamento que visam apurar a atuação de grupos envolvidos em crimes como homicídio, tráfico de drogas, posse ilegal de arma de fogo e outras infrações graves. Recentemente, um vídeo circulou nas redes sociais mostrando a tortura de dois indivíduos por membros de uma facção criminosa, o que gerou grande repercussão social.

As diligências têm o objetivo de esclarecer a autoria e a veracidade dos acontecimentos relacionados ao vídeo, além de investigar possíveis crimes de extorsão, com base em informações de que integrantes de facções estariam exigindo, sob ameaças, vantagens indevidas de comerciantes em Mineiros e Jataí para que eles possam operar suas atividades licitamente.

Operação

Os alvos desta fase estão localizados em Mineiros e Jataí. A Operação Cerco Total é o primeiro passo de uma série de ações investigativas que continuarão com o intuito de identificar o máximo possível de membros das organizações criminosas, coletar provas e promover a responsabilização penal dos envolvidos.

Durante o cumprimento das medidas judiciais nesta fase, foram registrados três autos de prisão em flagrante por crimes de tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo.

A Polícia Civil de Goiás reafirma seu compromisso no combate ao crime organizado e na proteção da sociedade, atuando de forma integrada e estratégica para garantir a ordem pública e a segurança da população, além de reprimir as facções criminosas de maneira eficaz.

A operação contou com a participação do Grupo Especial de Investigações Criminais de Mineiros – 14ª DRP, em colaboração com o Grupo Especial de Repressão a Narcóticos de Jataí – 8ª DRP e a Polícia Militar de Goiás, por meio do Batalhão de Policiamento com Cães, Batalhão de Operações Policiais Especiais, de Choque e 14º Comando Regional de Polícia Militar (15º BPM, 46º BPM e 18ª Companhia Independente de Polícia Militar/CPE).

Fonte: Agência Cora Coralina de Notícias