O Palmeiras contou com o poder de decisão de Vitor Roque e Flaco López, conquistando uma vitória de 3 a 1 de virada sobre o River Plate (Argentina) na noite de quarta-feira (24) no Allianz Parque, em São Paulo, assegurando a classificação para as semifinais da Copa Libertadores da América.
🐷 @Palmeiras VITORioso!
✈️ O Verdão cravou o passaporte para a próxima fase da #GloriaEterna. 🟢⚪
🏆 CONMEBOL #Libertadores pic.twitter.com/7eDTgl2Xbr
— CONMEBOL Libertadores (@LibertadoresBR) September 25, 2025
O Verdão seguiu avançando na competição, já que na partida de ida das quartas de final, na última quarta-feira (17) no estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires, saiu com uma vitória de 2 a 1.
Agora, a equipe dirigida pelo técnico português Abel Ferreira aguarda o confronto entre São Paulo e LDU (Equador), na próxima quinta-feira (25) no Morumbi, para saber quem será seu próximo adversário na Libertadores. No jogo de ida, os equatorianos venceram por 2 a 0 na altitude de Quito.
O jogo
Havia grande expectativa em torno da atuação do Palmeiras diante de sua torcida, mas os primeiros minutos foram frustrantes. O River Plate aproveitou uma desatenção da defesa do Verdão e abriu o placar com sete minutos de jogo. O colombiano Quinteros levantou a bola na área em cobrança de falta, e Salas subiu livre para marcar de cabeça.
⚪🔴⚪ A comemoração do @RiverPlate!
🏆 CONMEBOL #Libertadores pic.twitter.com/9LtileGoYc
— CONMEBOL Libertadores (@LibertadoresBR) September 25, 2025
A partir daí, o time argentino, que levava a decisão para os pênaltis com a vitória parcial, começou a interromper o ritmo do jogo com faltas e muita catimba. Por outro lado, o Palmeiras demonstrava nervosismo diante das dificuldades em criar oportunidades de marcar.
O panorama começou a mudar após o intervalo, quando Abel Ferreira alterou a forma de atuação da equipe, priorizando jogadas pelas laterais em vez de trocas de passes pelo meio. Foi assim que o Palmeiras chegou ao empate aos 5 minutos do segundo tempo. Piquerez levantou na área, Vitor Roque cabeceou, o goleiro Armani fez uma defesa parcial, e o camisa nove do Verdão finalizou com precisão para empatar.
⚔️ É pela #GloriaEterna!
🇧🇷 @Palmeiras 🆚 @RiverPlate 🇦🇷
🏆 CONMEBOL #Libertadores pic.twitter.com/GtZxRKR4N3
— CONMEBOL Libertadores (@LibertadoresBR) September 25, 2025
Com o novo empate, o River foi forçado a se arriscar mais. Encontrando mais espaços na defesa adversária, o Palmeiras encaixou um contra-ataque perfeito aos 41 minutos com Facundo Torres, que foi parado com falta dentro da área por Acuña. Pênalti e expulsão do defensor argentino. Flaco López converteu a penalidade e colocou o Verdão em vantagem.
Mas o time de Abel Ferreira queria mais e chegou ao terceiro gol aos 48 minutos, com a performance brilhante de Flaco López. O argentino recebeu a bola na entrada da área, driblou um adversário com um toque de letra e finalizou forte, de esquerda, encobrindo o goleiro Armani, selando o resultado.
Fonte: Agência Brasil