(Brasília – 10/5/2024) – Nesta quinta-feira (9), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) realizou a cerimônia de entrega de certificados para 128 alunos do Ensino Médio da rede pública de ensino do DF que concluíram o curso Cidadania no Trânsito em abril deste ano. Em sua 3ª edição, o programa já capacitou 720 alunos.

 

Durante a cerimônia, houve exibição dos vídeos produzidos pelos alunos como requisito de conclusão do curso. Estavam presentes o professor Luis Mauricio Montenegro Marques, representando a Secretaria de Educação do Distrito Federal; Marcelo Vinicius Granja, gerente da Escola Pública de Trânsito; Paula Nunan, diretora de Educação de Trânsito, além dos educadores, diretores e dos formandos das escolas: CED Incra 08 de Brazlândia; CEMI do Cruzeiro; CEM n° 01 do Guará; CEM n° 01 de Planaltina; CEM n° 01 de Sobradinho; e CEMI de Taguatinga.

 

“Nós não só capacitamos os professores das escolas públicas, como trazemos esse ciclo que, hoje, os alunos estão concluindo, com esses dois eixos importantes com a Secretaria de Educação”, disse Paula Nunan.

 

Os formandos receberam um chaveiro com um QR code que dá acesso aos conteúdos atualizados até a data do exame teórico.

 

“A parceria com o Detran e a Secretaria de Educação fortalece a missão institucional dos órgãos. O trânsito faz parte das nossas vidas, seja atravessando uma rua, andando de bicicleta, ônibus e veículos para cumprirmos nossos compromissos”, segundo Luís Maurício Marques.

 

Os projetos apresentaram temas relacionados ao conteúdo programático como: sinalização, noções de mecânica, a importância de não beber e dirigir dentre outros temas.

 

Louise Sousa Sales aluna do CEM n° 01 do Guará, apresentou um projeto sobre legislação de trânsito disse: “a importância do curso diz respeito a conscientização dos direitos e deveres dos condutores, pedestres, ciclistas e, assim, gerar uma cultura de paz no trânsito”

 

Cidadania no Trânsito

 

O Curso Cidadania no trânsito é uma das ações pedagógicas do programa Detran nas escolas que resulta no empenho conjunto do Departamento de Trânsito e da Secretária de Estado da Educação do Distrito Federal consonante com o Termo de Cooperação Técnica nº 05/2020.

 

O conteúdo programático prevê aulas de noções de cidadania, proteção e respeito ao meio ambiente e de convívio social no trânsito, direção defensiva para veículos de duas ou mais rodas, noções de primeiros socorros, legislação de trânsito e noções de funcionamento de veículos de 2 ou 4 rodas (mecânica).

 

 

 

Fonte: DETRAN – DF