Ações resultam de estudos de engenharia e visam dar mais segurança sem comprometer a fluidez das vias
Zélia Ferreira
(Brasília – 2/12/2024) – A fim de proporcionar mais segurança viária, com foco principalmente no ir e vir dos pedestres, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal reduziu a velocidade máxima de 60km/h para 50km/h em 17 vias urbanas. A redução de velocidade é resultado de estudos e projetos desenvolvidos para cada via específica.
As vias que tiveram alteração de velocidade foram: L3, SRPN altura da PGR, via de ligação W3 Norte com EPAA e da L4 ao SPS – no Plano Piloto; AOS e HCE – no Sudoeste; P2 e P3 – na Ceilândia; Rua 4 e Avenida Condomínio Jardim América – em Sobradinho; Avenida Contorno e Avenida Central Norte – no Gama; Avenida Mangueiral – no Jardim Botânico; Avenida Goiás – em Planaltina; Via Dom Orione e via em frente à Vila NPV – no Lago Sul; e Bernardo Sayão – no Guará II.
“A necessidade de realizar esses estudos foi proveniente de uma nova ferramenta construída pelos servidores do Detran-DF, o Infovidas, que demonstra as manchas e os impactos da velocidade nos sinistros ocorridos numa determinada área, por meio de inteligência artificial que compila dados de outros órgãos como a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar, a Secretaria de Saúde, a Secretaria de Educação”, explica o diretor-geral do Detran-DF, Takane Kyiotsuka.
Um dos locais onde optou-se pela redução da velocidade foi a via L3 Norte, próximo à UnB, que, conceitualmente, destina-se a distribuir o fluxo proveniente das vias arteriais pelo campus e demais lotes lindeiros, sendo classificada como via coletora pelo Código de Trânsito Brasileiro. Como via coletora, o Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito (MBST) estabelece que sua velocidade máxima regulamentar deve ser de 50km/h. De acordo com os estudos de engenharia, o tempo para percorrer os 4km de via a 60km/h, em fluxo livre, seria de 4 minutos, enquanto a 50km/ este tempo seria de 4,8 minutos.
A diferença de 48 segundos é ínfima, especialmente quando observado o número de interferências como faixas de pedestres, semáforos e equipamentos de fiscalização eletrônica, fazendo com que o impacto no tempo de viagem do motorista seja praticamente nulo. Por outro lado, para o pedestre, a diferença no impacto em um atropelamento a 50km/h e a 60km/h pode ser uma fatalidade ou mesmo sequelas mais severas.
Estudos e projetos de engenharia continuam sendo efetuados de forma contínua e, percebendo-se qualquer necessidade de alteração de velocidade regulamentada, seja pontual ou ao longo de toda a via, essas modificações serão projetadas e implantadas pelo Detran-DF. Somente neste ano, foram concluídos estudos de 408 pontos onde há equipamentos eletrônicos.
Fonte: DETRAN – DF