A Unidade Básica de Saúde (UBS) 1 do Núcleo Bandeirante promoveu, nesta quarta-feira (27), um evento dedicado à orientação de mães sobre aleitamento materno, em celebração ao Agosto Dourado, campanha que incentiva a amamentação.

A atividade reuniu gestantes, puérperas e familiares para esclarecer dúvidas e ouvir queixas. A equipe multiprofissional também forneceu informações sobre direitos sociais, triagem neonatal, atendimento odontológico e acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil.

A enfermeira do Posto de Coleta de Leite Humano (PCLH) da Policlínica do Riacho Fundo, Daniele Hormindas, foi convidada para falar sobre amamentação, enfatizando que a informação é fundamental. “Não há necessidade de técnicas ou produtos especiais. O corpo sabe se adaptar para o aleitamento”, afirmou.

Daniele acrescentou que, em caso de dúvidas, as mães devem buscar ajuda de profissionais capacitados.

Confiança e tranquilidade

Maria Elvira, que está com 17 semanas de gestação, relatou que o encontro foi “um divisor de águas” para ela. “Saio daqui mais confiante. Quando vierem novas informações, poderei dizer: ‘fui lá na palestra e tirei dúvidas com quem entende do assunto’”, destacou.

Os participantes também foram contemplados com sorteios e brindes oferecidos por voluntários e empreendedores locais, fortalecendo o vínculo entre profissionais e pacientes. A enfermeira da equipe de Saúde da Família, Glaicy Gomes, ressaltou a importância de abrir as portas da UBS para ajudar na nova fase da maternidade.

Apoio à gestação e ao aleitamento

A atenção ao pré-natal, puerpério e recém-nascidos são as principais motivações para consultas na Atenção Primária à Saúde. Mulheres com suspeita de gravidez devem procurar a UBS de referência.

O Distrito Federal conta com 21 unidades entre bancos de leite humano (BLH) e postos de coleta (PCLH). Esses serviços não apenas coletam e processam o leite materno, mas também oferecem suporte e orientação para mães e bebês. Mulheres que necessitam de orientações sobre amamentação devem entrar em contato com o Banco de Leite ou Posto de Coleta mais próximo.