Fotos: Kellen Silva

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) expressa sua profunda gratidão aos integrantes do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), por consolidarem a imagem e relevância deste trabalho de conscientização, prevenção e educação nas instituições públicas e particulares do DF, honrando o nome da Corporação.

O PROERD tem por objetivo reforçar direitos, responsabilidades e o respeito entre os alunos participantes, em um aprendizado cooperativo, visando atender as necessidades deles de pertencimento a um grupo, mostrando lições de cidadania com atenção reforçada de seus pais e professores nesta missão. O programa tem firmado a responsabilidade social e preventiva nos eixos educativos de segurança pública, em conjunto com a política de proximidade prevista no plano estratégico da PMDF, nas orientações voltadas para jovens, os ensinando a fazer escolhas seguras e responsáveis.

De acordo com a coordenação do PROERD, que está no Batalhão de Policiamento Escolar (BPESC), em 2023, o programa fez 25 anos de atuação no DF, alcançando 717.704 atendimentos. “No ano de 2023, atendemos: 4.702 estudantes que compuseram os currículos Kids “Caindo na Real”; 5° ano “Caindo na Real”; e 1° ano do Ensino Médio “Caindo na Real”, em 46 escolas, sendo 33 públicas, 11 particulares e 2 Colégios Cívico Militares, com mais de 300 palestras apresentando temas na área de prevenção para 8.500 pessoas, aproximadamente, em 210 instituições de ensino público e 90 de caráter privado do DF”.

Seguindo com os dados, cerca de 19.772 pessoas foram atendidas por meio de Stands, participação da mascote Daren em diversos eventos, com isso, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência tem se mostrado, ano após ano, uma ferramenta eficaz na promoção de valores, contribuindo no desenvolvimento de cidadãos conscientes e responsáveis.

“Para 2024, há novos desafios. Buscamos ampliar o atendimento nos centros de ensino, e coroar com a formatura geral, reunindo todos. Vamos aprimorar ainda mais a abordagem do PROERD junto aos estudantes”.

Centro de Comunicação Social da PMDF
PMDF- Muito mais que segurança

Fonte: PMDF