Fotos: Sgt Wander do CCS e Sd Bianca do CPTran

Como parte das comemorações dos 28 anos da implantação da faixa de pedestre no Distrito Federal, a PMDF realiza, neste fim de semana, uma exposição especial no Taguatinga Shopping. A ação, promovida pelo Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran), ocupa o pátio central do shopping e estará aberta ao público até o próximo domingo (6).

O evento foi prestigiado pela comandante-geral da PMDF, coronel Ana Paula Barros Rabka; pelo subcomandante-geral da PMDF, coronel Fabrício Boechat de Camargos; pelo comandante do Comando de Policiamento de Trânsito, coronel Edvã de Oliveira; e pelo comandante do 4º Comando de Policiamento Regional, coronel Vânio Martis Escobar.

A mostra conta com viaturas, motocicletas, equipamentos operacionais, banners informativos e apresentações do Teatro Rodovia — grupo da PMDF que utiliza a linguagem lúdica para educar crianças e adultos sobre segurança no trânsito. O objetivo é aproximar a comunidade da história da faixa de pedestre, símbolo de cidadania e respeito no trânsito brasiliense.

Desde a última sexta-feira (4), visitantes de todas as idades têm passado pelo espaço para interagir com os policiais militares, conhecer curiosidades sobre o trabalho da corporação no trânsito e relembrar os marcos da campanha de valorização da faixa, que teve início em 1997, na SQS 307, na Asa Sul.

Segundo o coronel Edvã de Oliveira, comandante do CPTran, a exposição vai além da celebração: “O evento vai além de comemorar o aniversário da faixa de pedestre, um marco do Distrito Federal. Serve também para manter viva a história de empenho da PMDF na implantação e disseminação da cultura de respeito à faixa de pedestre em todo o DF”, destacou.

As celebrações tiveram início na última terça-feira (1º), com um grande evento realizado na faixa da SQS 307/308, marco histórico da mobilização pela travessia segura. A programação contou com ações educativas, apresentações teatrais, blitzes de conscientização e a presença de autoridades civis e militares. Parte do efetivo do BPTran e do BPRv também foi mobilizada para atuar em faixas de diversas regiões administrativas.

A data de 1º de abril foi oficializada como o “Dia da Faixa”, em homenagem à iniciativa do coronel Renato Azevedo, que, há 28 anos, iniciou o movimento que transformaria a relação entre pedestres e motoristas no DF. Desde então, o respeito à faixa se tornou parte essencial da cultura de trânsito da capital.

Com o lema “Uma faixa, um sinal, milhares de vidas salvas”, a PMDF reforça o compromisso com a preservação da vida e o respeito mútuo nas ruas e avenidas do Distrito Federal.

Fonte: PMDF