Nesta quinta-feira (22), por volta das 11h15, a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), por meio do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), especificamente da Companhia Lacustre, realizou uma importante ação de fiscalização ambiental na região do Setor de Mansões do Lago Norte, MI 10.
Durante patrulhamento preventivo às margens do Lago Paranoá, a equipe identificou uma retroescavadeira operando irregularmente. O maquinário removia o solo e realizava a supressão de vegetação típica do cerrado, promovendo a terraplanagem de um lote localizado, em tese, dentro de uma Área de Preservação Permanente (APP).
De imediato, os policiais ambientais abordaram o operador da máquina e interromperam a atividade, que, conforme suspeita inicial, configura possível crime ambiental. O local, por suas características e localização, é protegido por legislações específicas, que visam a preservação dos ecossistemas associados ao Lago Paranoá e à vegetação nativa do cerrado.
O operador da retroescavadeira foi conduzido à 6ª Delegacia de Polícia para registro da ocorrência e demais providências legais. A confirmação da ilegalidade da intervenção ambiental dependerá de perícia técnica, que será realizada pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF).
Fonte: PMDF