A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) reconhece, mensalmente, as equipes que se destacam pelo comprometimento, eficiência e resultados operacionais. Em fevereiro de 2025, o Grupo Tático Operacional GTOP 31 CHARLIE, vinculado ao 11º Batalhão de Polícia Militar (11º BPM), situado em Samambaia, foi eleito a Equipe Destaque do Mês. O reconhecimento é fruto do trabalho incansável desses policiais, que demonstraram competência tática e técnica na prevenção e repressão à criminalidade na segunda região administrativa mais populosa do Distrito Federal.
A equipe é formada pelos sargentos Sidney do Nascimento Bernardes,Mauricio Candeira Araújo, Marco Antônio Rodrigues da Cruz, Marcos Roberto Ferreira dos Santos, Wellisson de Lima Faustino e os soldados Leonardo Alves dos Santos, Bianca Biângulo Pessoa, Nathan Dantas de Lira, Leonardo Nunes, Alline Kely de Almeida Melo, Maxlander David Araújo Alves, Robert Fernando Magalhães Gomes e Matheus Filipe Alves.
O diferencial dessa equipe é evidente em sua pontualidade, dedicação e compromisso com a instituição e a segurança da população. Durante o mês de janeiro, a equipe GTOP 31 CHARLIE teve um desempenho excepcional, demonstrando precisão em suas ações e eficiência no combate à criminalidade. Os indicadores de desempenho refletem a atuação impactante na região com 8 ocorrências atendidas, 9 armas de fogo apreendidas, 23 munições apreendidas,12 Indivíduos conduzidos à delegacia, 1 atendimento a vítimas de violência doméstica, R$ 1.753,00 apreendido e várias drogas apreendidas como maconha, cocaína, ecstasy.
Além dos números, o destaque está na qualidade das abordagens e na estratégia aplicada para garantir maior efetividade nas operações. A atuação do GTOP 31 CHARLIE foi marcada por operações de grande impacto na segurança pública de Samambaia. Entre elas, destacam-se Ação Contra o Tráfico de Drogas na QR 516.
Após denúncia do serviço de inteligência (Águia 31), a equipe se deslocou até o local e realizou buscas autorizadas, resultando na apreensão de Skank, maconha, cocaína,Ecstasy, R$ 1.591,00 em espécie, 3 balanças de precisão e materiais para fracionamento e venda de entorpecentes. Dois suspeitos foram conduzidos à 26ª DP para os procedimentos legais.
O grupo em parceria com outras equipes da PMDF, desarticulou um ponto de venda de armas ilegal em Samambaia. A operação resultou na apreensão de 2 armas de fogo calibre 12 de fabricação artesanal.
O serviço de inteligência identificou um local onde ocorriam atividades criminosas relacionadas ao tráfico de entorpecentes. A diligência da equipe resultou na apreensão de 3 armas de fogo (2 revólveres calibre 38 e 1 pistola calibre 40), Porções de maconha, Munições e materiais utilizados para embalagem e pesagem de drogas. A abordagem cuidadosa e a condução dos envolvidos à delegacia reafirmaram o compromisso da equipe com a segurança da comunidade.
A equipe também demonstrou sensibilidade e profissionalismo ao atender um caso de violência doméstica, em que um homem agredia sua mãe. A rápida intervenção garantiu a segurança da vítima e possibilitou a formalização das medidas protetivas.
Além do alto nível técnico, a equipe GTOP 31 CHARLIE se destaca pelo espírito de cooperação e amizade entre seus integrantes. Segundo o comandante da equipe:
“Temos muita amizade e isso nos une. Trabalhamos muito e com extrema dedicação. Não temos vaidades e entendemos que somos uma equipe, realizando um trabalho coeso.” Completou o comandante.
Essa sinergia entre os policiais reflete diretamente na eficiência operacional e nos excelentes resultados alcançados.
O reconhecimento como Equipe Destaque do mês é um reflexo do trabalho árduo e da dedicação dos policiais do GTOP 31 CHARLIE. As ações estratégicas e preventivas realizadas demonstram a importância do patrulhamento tático no combate à criminalidade em Samambaia.
O 11º BPM e a PMDF seguem firmes na missão de proteger a população do Distrito Federal, contando com equipes como o GTOP 31 CHARLIE para garantir um ambiente mais seguro para todos.
Centro de Comunicação Social – PMDF
PMDF – Muito mais que segurança
Fonte: PMDF