A Secretaria de Saúde (SES-DF) implementou uma série de serviços e atendimentos para a população do Paranoá através da segunda edição do programa GDF na Sua Porta. A iniciativa ocorre de 13 a 17 de abril, na Praça Central do Paranoá, reunindo diversos órgãos para oferecer serviços essenciais diretamente à comunidade.
A ação abrange atendimentos nas áreas de saúde, educação e assistência social, além de orientações sobre cuidados com animais domésticos. A estrutura inclui gabinetes móveis que disponibilizam serviços do Na Hora, da Defensoria Pública e uma delegacia móvel. Os atendimentos estão disponíveis das 9h às 16h.
Criado em março, o programa visa atender demandas prioritárias da população de forma integrada, tornando os serviços públicos mais acessíveis aos cidadãos e encaminhando solicitações que necessitam de continuidade aos órgãos competentes. Durante a passagem pelo Paranoá, a Secretaria de Saúde ofereceu atendimento clínico médico, acolhimento psicossocial para pessoas em situação de violência, vacinação e distribuição de kits bucais, entre outros.
Patrícia Venâncio, 33 anos, aproveitou a ocasião para atualizar a caderneta de vacinação da família. “Achei muito bom o evento. Vim todos os dias e, hoje, aproveitei para me vacinar”, comentou.
A gerente de Áreas Programáticas da Região de Saúde Leste, Leinela Bergamo, ressaltou a importância da descentralização dos atendimentos. “É uma oportunidade de abordar várias demandas reprimidas”, destacou. Ela também mencionou a adesão da população. “A população tem procurado bastante os serviços. Por exemplo, até o terceiro dia de evento, foram mais de 2 mil kits de saúde bucal entregues”, completou.
- Junho Vermelho: A generosidade silenciosa que assegura o futuro das crianças no HCB
- Fornecimento de energia será interrompido no Plano Piloto nesta segunda-feira (15) para obras
- Painel de fotos no HRSM registra momentos pré-parto para gestantes.
- Ação de acolhimento à população em situação de rua ocorre em Planaltina nesta segunda (15)
- Cercas aumentam a segurança e a proteção ambiental em parques ecológicos do DF
Letícia Santos, 18 anos, buscou atendimento para inserção do método contraceptivo Implanon. “O atendimento foi bem rápido. Pediram meu nome, meu CPF e fiz um teste de gravidez. Foi bem tranquilo”, contou. “O Implanon para mim é mais prático, mais acessível, dura mais e eu não vou esquecer de tomar”, finalizou.
*Com informações da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF)

