O Governo do Distrito Federal (GDF) deu início à recuperação de uma estrada rural de aproximadamente 6 quilômetros, ligando a DF-330 à BR-020, nas regiões administrativas de Sobradinho e Planaltina. A ação, coordenada pelo programa GDF Presente em parceria com a Administração Regional de Sobradinho, beneficiará cerca de 3 mil moradores que residem em 400 chácaras da área.

Os trabalhos, iniciados em 26 de agosto, incluem a remoção de areia solta, umidificação da estrada com caminhão-pipa, aplicação de brita e compactação do solo. Essas ações visam melhorar a trafegabilidade da via, especialmente durante o período de chuvas, e reduzir a poeira excessiva que afeta a qualidade de vida dos residentes.


Os serviços incluem a retirada de areia solta da via, umidificação com caminhão-pipa, aplicação de brita e compactação do solo | Fotos: Tony Oliveira/Agência Brasília

O administrador regional de Sobradinho, Paulo Izidoro da Silva, explicou que a ação atende a uma demanda antiga da comunidade, garantindo que os veículos consigam acessar as residências, facilitando o transporte, especialmente para as crianças.

Ronaldo Alves, coordenador do Polo Área Norte do GDF Presente, mencionou que a obra já está trazendo benefícios perceptíveis à população, como a melhoria do trânsito e a saúde dos moradores, que enfrentavam problemas com a poeira acumulada durante a seca.


Paulo Albérico de Oliveira ganhou tempo: “Antes, o percurso levava cerca de 40 minutos. Com as melhorias, estamos fazendo em 25 ou 30 minutos”

O motorista de transporte escolar, Paulo Albérico de Oliveira, destacou a redução no tempo de trajeto, que passou de cerca de 40 para 25 ou 30 minutos, além da melhoria na estabilidade da estrada, que proporciona mais conforto e segurança para as crianças.

A agricultora e tesoureira de uma associação comunitária, Maria José Gomes Ferreira, repercutiu a importância das melhorias na estrada, que reduzem alergias e aumentam a segurança. Ela ressaltou que a colaboração entre a Defensoria Pública, associações comunitárias e a Administração Regional de Sobradinho foi essencial para a realização da obra.


Maria José Gomes Ferreira conta que a poeira causava alergias e colocava em risco a segurança da população

Veja abaixo as etapas da recuperação da via:

  • Limpeza da via: Remoção da areia solta da base da estrada com motoniveladora;
  • Umidificação da via: Aplicação de água com caminhão-pipa;
  • Aplicação de material de base: Utilização de RCC britado (brita 2 e 3);
  • Compactação do solo: Passagem de máquinas pesadas e caminhões sobre o material britado umedecido.