InícioDistrito FederalQuarta do Cidadão: 17ª edição soma mais de 440 atendimentos

Quarta do Cidadão: 17ª edição soma mais de 440 atendimentos

A 17ª edição da Quarta do Cidadão da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) registrou 447 atendimentos, ocorrendo nesta quarta-feira (25), em frente à Biblioteca Nacional de Brasília, na Esplanada dos Ministérios.

Iniciada em agosto de 2024, a ação mensal já totaliza 10.211 atendimentos, oferecendo serviços essenciais à população em situação de vulnerabilidade. Desde 2026, o evento é realizado na última quarta-feira de cada mês.

Nessa edição, a DPDF e seus parceiros disponibilizaram uma variedade de serviços, como assistência jurídica gratuita, orientação sobre pensão alimentícia, reconhecimento de paternidade e exames de DNA, além de serviços de assistência social, saúde, bem-estar, corte de cabelo e orientações em serviços bancários e habitacionais.

O defensor público-geral, Celestino Chupel, destacou a importância de iniciativas que aproximam a Defensoria Pública da população. “A Quarta do Cidadão se consolida como uma política pública eficiente, integrando serviços e fortalecendo a rede de proteção social, especialmente para pessoas em situação de vulnerabilidade”, afirmou.

Celso Murilo de Britto, chefe da Assessoria Especial da DPDF e coordenador do projeto, destacou que a cada edição, a organização é aprimorada, com a participação de vários parceiros. “O modelo integrado permite oferecer respostas mais rápidas e efetivas às demandas da população, garantindo acolhimento e encaminhamentos adequados em um único espaço”, ressaltou.

A defensora pública Patrícia Albuquerque Tavares, coordenadora do Núcleo de Assistência Jurídica dos Juizados Criminais, Cíveis e de Violência Doméstica de Brasília, enfatizou que a ação não só assegura o acesso a serviços essenciais, mas também permite identificar demandas recorrentes e atuar de forma mais estratégica. “Esse contato direto com a população possibilita uma escuta qualificada e contribui para o aprimoramento contínuo das respostas institucionais, especialmente em casos de maior vulnerabilidade social”, finalizou.

*Com informações da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF)

Nos siga no Google Notícias

COMENTÁRIOS

Fábio Sakamoto
Fábio Sakamotohttps://dfnamidia.com.br
Jornalista MTB/DRT 0011561/DF, Desenvolvedor Web. Apaixonado por quadrinhos, filmes, séries e música.

Últimas Notícias

Continue Lendo