A primeira edição do projeto Eu Já Tive a Sua Idade ocorreu na manhã desta sexta-feira (22), no Centro de Ensino Médio Integrado (Cemi), no Gama. A iniciativa da Secretaria de Justiça e Cidadania do DF (Sejus-DF) tem o objetivo de conectar estudantes da rede pública a pessoas idosas que contribuíram para a vida cultural e social do Distrito Federal através de diálogos intergeracionais.
Nesta estreia, mais de 150 alunas tiveram a oportunidade de se encontrar com Silvia Seabra, especialista em temas relacionados ao envelhecimento e etarismo, além da aposentada Maria da Conceição Boaventura, que também compartilhou suas experiências. Ambas contaram histórias sobre suas juventudes e discussões sobre casamento e desafios da vida, proporcionando uma imersão nas vivências que moldaram suas histórias.
As estudantes mostraram-se engajadas, fazendo perguntas sobre a vida familiar, o contexto das escolas passadas, o mercado de trabalho e a condição das mulheres ao longo dos anos. A aluna Maria Gabriela Novais, de 16 anos, ressaltou a importância do aprendizado proporcionado pelas convidadas, enquanto sua colega Maria Eduarda França destacou o valor dessa troca para o futuro das jovens.
Marcela Passamani, secretária de Justiça e Cidadania e idealizadora do projeto, enfatizou a importância do encontro intergeracional, que promove respeito e valorização da experiência de vida.
O projeto é itinerante, com próximas edições já agendadas para 28 de agosto, às 9h15, no Centro de Ensino Médio Setor Oeste (Cemso), e 29 de agosto, às 9h, no Centro de Ensino Médio (CEM) 01 de Planaltina. Nesses encontros, as alunas conversarão com Jane Godoy e Mônica Nóbrega, figuras reconhecidas no jornalismo social do DF.