Ceilândia, a cidade mais populosa do Distrito Federal, passou por uma operação de manutenção em vários pontos. Desde segunda-feira (18), equipes da administração regional, em colaboração com a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), GDF Presente e Departamento de Trânsito (Detran-DF), atuaram em diversas frentes para deixar a cidade mais limpa e organizada, especialmente em preparação para o período de chuvas.

Os serviços realizados incluíram desobstrução e ampliação de bocas de lobo, limpeza e reposição de tampas de bueiros, recuperação asfáltica, pintura de espaços públicos, poda de árvores, retirada de entulho e recuperação de estradas rurais.

Preparada para as chuvas
Um dos principais trabalhos foi a desobstrução de bocas de lobo, contribuindo para um melhor escoamento da água das chuvas e evitando alagamentos, o que traz mais tranquilidade para os moradores de áreas afetadas por esse problema.

Moradores da região expressaram alívio com as ações realizadas. O asfalto também recebeu especial atenção, com mais de 5,8 toneladas de massa asfáltica utilizadas para cobrir buracos e recolocar tampas de bueiros em avenidas importantes.

Na área rural, foram aplicadas 45 toneladas de fresado, material reaproveitado de obras de pavimentação, no Núcleo Rural Boa Esperança e na Estrada do Papa-Léguas. Essa ação ajuda na compactação do solo e aumenta a durabilidade das vias.

Além das obras viárias, foram realizadas podas de árvores em áreas residenciais, pintura do estacionamento da Praça dos Eucaliptos e remoção de cerca de 40 toneladas de entulho no Setor P Sul. Abaixo estão listados os serviços executados:

⇒ Ampliação e desobstrução da rede de águas pluviais: EQNOs 2/4 – Setor O e UBS 17, EQNP 16/20 – Setor P Sul
⇒ Limpeza, reparos e reposição de tampas de bocas de lobo: QNN 20, QNM 19 e Avenida N3 (Ceilândia Sul)
⇒ Desobstrução da rede de águas pluviais com uso de hidrojato: Via M-2
⇒ Recolocação de tampas de boca de lobo na Avenida Elmo Serejo
⇒ Utilização de 5.820 kg de massa asfáltica na QNP 5
⇒ Recuperação de estradas rurais com 45 toneladas de fresado
⇒ Poda de árvores na P3 Sul
⇒ Pintura do estacionamento da Praça dos Eucaliptos
⇒ Remoção de aproximadamente 40 toneladas de entulho no Setor P Sul.