Estudantes de escolas públicas do Distrito Federal estão redescobrindo cantigas de roda, poesias e brincadeiras por meio do projeto “Cirandando, Brincando e Encantando”. Com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), do Governo do Distrito Federal (GDF), a iniciativa promoverá 12 apresentações interativas em centros de ensino do Guará, Cruzeiro e Núcleo Bandeirante ao longo dos próximos seis meses.
Dirigido a turmas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, o projeto deve beneficiar mais de 600 crianças por meio de atividades como rodas de cantigas, adivinhas, versos, poesias e jogos coletivos. A idealizadora, a professora aposentada Mônica Fernandes, destaca a importância de fortalecer a convivência escolar e valorizar as brincadeiras populares brasileiras, buscando manter vivo o brincar coletivo e a interação entre as crianças.
As apresentações terão trilha sonora conduzida pelo percussionista Mestre Célio Zidorio (Celin Du Batuk), que proporcionará aos alunos a experiência de tocar tambores e explorar ritmos da cultura popular brasileira. Além disso, o projeto inclui acessibilidade, com intérprete de Libras, audiodescrição e cartilhas em formato de jogo da memória, inclusive em versão Braille, distribuídas aos estudantes.