Quem informa o CPF na nota fiscal e participa do programa Nota Legal tem a última chance de transformar esse hábito em desconto nos impostos. O prazo para utilizar os créditos acumulados que podem reduzir o IPVA ou o IPTU termina nesta terça-feira (20) no Distrito Federal.
A solicitação deve ser feita diretamente no site do programa. Ao acessar a área restrita, o contribuinte pode escolher aplicar o valor no imposto sobre veículos ou no tributo imobiliário. O sistema também permite consultar a existência de saldo disponível, mesmo para quem não se recorda de ter realizado o cadastro.
Os dados mostram a adesão dos cidadãos ao programa. Segundo a Secretaria de Economia do DF, até a tarde de segunda-feira, R$ 63,5 milhões já haviam sido destinados à redução dos dois impostos, com a maior parte direcionada ao IPVA, tendência que se manteve em relação ao ano anterior.
Em 2025, os créditos gerados pelo Nota Legal superaram R$ 93 milhões. Desse total, cerca de dois terços foram usados para abater o valor do IPVA, enquanto o restante foi destinado a outras finalidades previstas no programa.
Quem não fizer a indicação dentro do prazo não perderá os créditos, mas precisará esperar por outra oportunidade. Nesse caso, será possível solicitar o resgate em dinheiro, com depósito em conta bancária programado para o mês de junho.

