Reforma do centro cirúrgico do HRSam vai possibilitar aumento de 50% no número de procedimentos eletivos

O Hospital Regional de Samambaia (HRSam) está passando por uma reforma no centro cirúrgico com o objetivo de aprimorar o atendimento. A expectativa é que, após a conclusão, o local aumente em cerca de 50% o número de cirurgias eletivas, que totalizaram mil procedimentos de janeiro a junho deste ano.

A diretora do HRSam, Elielma Almeida, destaca que as melhorias permitirão oferecer uma assistência de mais qualidade e ampliar a realização de procedimentos eletivos.

As obras incluem a reativação de duas salas operatórias que estavam fechadas, elevando o número de salas de três para cinco. A sala de recuperação também será ampliada, aumentando de quatro para seis leitos.

Além disso, será instalado um equipamento para exames de Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica (CPRE), que combina endoscopia e radiologia para diagnosticar e tratar problemas no fígado, vesícula biliar, ductos biliares e pâncreas. O piso será trocado e todo o ambiente será repintado.

Atendimento

Durante a reforma, a enfermaria da clínica cirúrgica, que atende pós-operatórios, ficará desativada. Atualmente, há sete pacientes internados que continuarão sob supervisão da equipe do hospital, recebendo alta de forma gradual. Os casos cirúrgicos que requerem internação prolongada serão transferidos para o Hospital Regional de Taguatinga (HRT).

As cirurgias eletivas também serão realizadas no HRT, sem afetar o fluxo de atendimentos no pronto-socorro, que já recebe os casos encaminhados pelo HRSam. Enquanto isso, parte da equipe de enfermagem do HRSam será realocada para outros setores, como o centro obstétrico, clínica médica e UTI, enquanto médicos cirurgiões e anestesistas atuarão temporariamente no HRT.