Viana é uma das quatro cidades maranhenses tombadas pelo Patrimônio Histórico Estadual (Foto: Divulgação)
Viana é uma das quatro cidades maranhenses tombadas pelo Patrimônio Histórico Estadual (Foto: Divulgação)

Uma comitiva formada por técnicos da Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid) e da Secretaria de Estado da Cultura (Secma) esteve na cidade de Viana para fazer levantamento técnico das possibilidades de atuação do programa Nosso Centro na cidade, que é tombada pelo governo estadual, por meio do Decreto nº 10.899 de 17 de outubro de 1988, devido ao seu valor histórico para o Maranhão.

Na oportunidade, o município, localizado na Baixada Maranhense, foi então contemplado pelo Programa Nosso Centro, projeto criado pelo Governo do Estado, que tem por objetivo garantir o desenvolvimento sustentável, conservação e valorização da história e da cultura maranhense.

Segundo o secretário de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano, Márcio Jerry, o Nosso Centro em Viana vai garantir a recuperação de espaços que trazem consigo a história do município, a fim de preservar a memória e a identidade cultural da cidade e de sua população.

“Valorizar o Centro Histórico de Viana como referência em preservação e sustentabilidade do seu centro histórico tombado, ao mesmo tempo em que promove o Centro da cidade como um espaço democrático”, explica o secretário.

Para o secretário de Estado da Cultura e coordenador do Programa Nosso Centro, Anderson Lindoso, a ideia é revitalizar espaços de grande valor histórico para estimular o turismo na cidade.

“Viana possui um rico patrimônio arquitetônico, um acervo importante que retrata parte da formação histórica do Maranhão, em especial da Baixada Maranhense. Com as ações do Nosso Centro na cidade pretendemos requalificar a região tombada, estimulando o turismo e a economia criativa na região”, frisou Anderson Lindoso.

Principais ações

Entre as principais ações do Nosso Centro em Viana está a implementação do projeto Cores da Cidade, que consiste na recuperação da fachada de edificações históricas. As cores e intervenções são definidas de acordo com os órgãos de proteção ao patrimônio do município.

“Além de dar cor e vida aos prédios tombados, queremos que essas novas fachadas possam estimular ainda mais as visitações de turistas e moradores de Viana”, destacou Márcio Jerry.

Uma comitiva visitou áreas históricas da cidade (Foto: Divulgação)

Assim como na capital maranhense, o Nosso Centro vai planejar ações estratégicas nos setores econômico, cultural e de infraestrutura do município, valorizando a cidade e seus moradores.

“É uma ação significativa para a preservação e recuperação do Centro Histórico de Viana e vai impulsionar as diferentes atividades desenvolvidas na cidade, refletindo positivamente na economia e no turismo local”, enfatizou o secretário.

Você sabia?

Viana é uma das quatro cidades maranhenses tombadas pelo Patrimônio Histórico Estadual. Desde sua origem até os dias atuais, a cidade – inicialmente povoada pelos padres jesuítas e indígenas da etnia Guajajara – guarda consigo um enorme acúmulo de riquezas culturais.

Comentários

Fonte: Agência de Notícias do Maranhão