Anúncio foi feito pelo governador Flávio Dino no Palácio dos Leões (Foto: Brunno Carvalho)

Nesta sexta-feira (9), em cerimônia realizada no Palácio dos Leões, em São Luís, o governador Flávio Dino assinou a ordem de serviço para o início das obras de implantação e reforma do Hospital Regional na cidade de Barra do Corda. 

A obra é resultado de uma parceria com a Prefeitura de Barra do Corda, que concede ao Governo do Estado o direito de uso do hospital municipal para a instalação do Hospital Regional, de gestão estadual. A cessão de uso do imóvel se sustenta na Lei Municipal nº 928, de junho de 2021.

Com a assinatura da ordem de serviço, o Governo do Estado vai realizar uma ampla reforma na unidade, que passará a contar com 60 leitos, sendo 10 de Unidade de Terapia Intensiva. 

O governador destacou que a previsão é que o novo hospital seja entregue até o final deste ano e que o equipamento deve garantir atendimento de saúde de qualidade, sem necessidade de deslocamentos. 

“Nós recebemos a cessão da Prefeitura Municipal, que é nossa parceira nessa obra, do prédio que lá existe. Vamos investir R$ 3,8 milhões do governo estadual para concluir e lá instalar um Hospital Regional da cidade de Barra do Corda, com todos os serviços necessários para resolver os problemas de saúde da população de Barra do Corda, em Barra do Corda. De modo que estamos continuando esses investimentos e a nossa previsão é que a obra do hospital regional seja concluída em dezembro”, afirmou o governador. 

Atendimento regionalizado

O secretário de Estado da Saúde (SES), Carlos Lula, ressaltou que o novo equipamento vai seguir a lógica de atendimento regionalizado, uma das marcas da gestão Flávio Dino, beneficiando sete municípios circunvizinhos.

“O hospital não servirá somente à cidade de Barra do Corda, mas a todas as cidades do seu entorno. É mais um Hospital Regional resolutivo, concretizando sonhos da cidade, com leitos de Unidade de Terapia Intensiva. A um tempo só a gente vai solucionar vários problemas históricos de demandas de Saúde da região e também, sobretudo, da cidade de Barra do Corda”, explicou Carlos Lula. 

O vice-governador Carlos Brandão participou da cerimônia de assinatura da ordem de serviço e também avalia que toda a região vai sair ganhando com a implantação do hospital.

“Hoje Barra do Corda ganha um grande presente. Acho que é uma data histórica para o município. A partir de agora Barra do Corda vai ter um serviço de qualidade, não só para Barra do Corda, mas para sete municípios da regional. Isso faz com que nós ampliemos o nosso sistema de saúde”, ressaltou Brandão. 

O prefeito de Barra do Corda, Rigo Teles, festejou a parceria com o Governo do Maranhão para levar serviço de saúde de qualidade para a região. 

“Hoje é um marco histórico para Barra do Corda e para os municípios vizinhos. Para nós é muito importante porque o governador está investindo em todo o Maranhão e Barra do Corda na região central do estado é uma cidade importante. Agora esse hospital regional é mais um avanço, é mais um crescimento na área da saúde em nossa cidade. O governador está de parabéns pelas ações”, comemorou Rigo Teles.                   

Policlínica

Durante a cerimônia, Flávio Dino destacou outras ações da gestão estadual em Barra do Corda, a exemplo da obra de construção da Policlínica na cidade, que já está em fase final. A unidade integrará a rede de policlínicas implantada pelo Governo do Estado, ampliando ainda mais o acesso de muitos maranhenses a consultas especializadas.

“Temos muitos benefícios, ações, serviços e obras na cidade de Barra do Corda, já concretizados, como a pavimentação de ruas, rodovias estaduais importantes, como a MA-012, tivemos obras na educação e agora chegou a vez de nós investirmos fortemente em continuidade a esse trabalho na área da saúde. Vamos ter nos próximos 30 dias a inauguração da Policlínica, com consultas e exames para a população de Barra do Corda”, frisou o governador.

Dentre os serviços que serão ofertados na unidade, após ela ser entregue à população, estão consultas médicas em Cardiologia, Gastroenterologia, Ginecologia, Neurologia, Ortopedia, Pediatria, Endocrinologia, Vascular, Obstetrícia e Dermatologia, além de exames como Ultrassonografia Obstétrica, Morfológica e Doppler, Radiologia, Endoscopia, Colposcopia, Tomografia, Mamografia e Colonoscopia, incluindo exames de Cardiologia Diagnóstica, dispondo de Mapa, Holter, Ecocardiograma e Eletrocardiograma.

Comentários

Fonte: Agência de Notícias do Maranhão