Em três dias de visita institucional e técnica ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), magistrados e servidores do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) saem satisfeitos e esperançosos em poderem melhorar a atuação do Poder Judiciário do Amapá, com base em ações do TJMT.

O Sistema OMNI, que monitora a produtividade das unidades judiciárias nos cinco indicadores do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e o Processo Judicial Eletrônico (PJe), que permite a elaboração de peças processuais dentro de uma única plataforma, eram as propostas inicias da visitação, mas a comissão do TJAP conheceu muito mais. A Central de Arrecadação e Arquivamento (CAA), que funciona no Fórum de Cuiabá, traz a melhora na arrecadação. Eles também visitaram a Vara de Fazenda Pública Unificada do Fórum de Cuiabá, onde constataram a agilidade no processo de digitalização, que acarreta mais facilidade nos trâmites. O grupo ainda conheceu a 3ª e 4ª Varas Cíveis e a 4ª Vara Criminal de Cuiabá.

“Em resumo posso dizer que a visita ao TJMT foi um sucesso. Queremos o TJMT como uma espécie de padrinho da instalação do PJe em nosso sistema, já que ainda não o temos”, disse o juiz auxiliar da Presidência do TJAP, Nilton Bianquini Filho.

“O próprio CNJ nos recomendou conhecer sistemas e a atuação do TJMT. A visita foi muito positiva e transformadora para nós. A central de arrecadação, por exemplo, achei maravilhosa, pois diminui o tempo de duração do processo sem abrir mão da arrecadação. Também pudemos conversar sobre a questão dos fluxos”, disse Bianquini.

“É sempre uma honra receber os colegas de outros tribunais, pois, conhecimento bom é conhecimento partilhado. Nessa troca de experiências todos nós ganhamos”, considerou o juiz auxiliar da Controladoria-Geral de Justiça do TJMT, Emerson Luis Pereira Cajango.

Fonte: TJMT

Fonte: Portal CNJ