Estudantes da Universidade de São Paulo (USP) realizaram um protesto nesta quinta-feira (23) buscando melhores políticas de permanência, incluindo alimentação, moradia e aumento das bolsas estudantis.
A manifestação, organizada pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) da USP, percorreu as ruas adjacentes ao campus Butantã.
Os alunos estão em greve desde o dia 15 em protesto contra cortes no programa de bolsas, a escassez de vagas em moradias estudantis e a falta de fornecimento de água. Ao menos 120 cursos de cinco dos dez campi da universidade estão paralisados.
Funcionários da instituição também estão em greve, reivindicando melhorias salariais, o fim da terceirização e melhores condições nos restaurantes universitários e sanitárias.
“A universidade argumenta falta de recursos, que foi também o motivo da greve dos funcionários. Existe dinheiro para diversas questões, mas precisamos de investimento para a permanência estudantil,” afirmou Júlia Urioste, coordenadora-geral do DCE Livre da USP e estudante de Artes Cênicas.
- Inscrição para o Enem é estendida até 12 de junho
- Bienal nas Escolas utiliza tema da Copa para promover a leitura no Rio de Janeiro
- Inscrições para o Enem 2026 encerram hoje na Página do Participante
- Enem 2026: Aluno do Pé-de-Meia tem isenção na taxa de inscrição
- Enem 2026: Inscrições online disponíveis até sexta-feira
Os estudantes exigem a criação de uma mesa de negociações com a reitoria.
Uma nova mobilização está programada para sexta-feira (24) pela manhã, no campus Butantã, com protestos planejados em frente à reitoria.
Fonte: Agência Brasil

