InícioBrasilEconomiaIndústria brasileira apresenta retração de 0,2% em maio; primeira diminuição desde 2025.

Indústria brasileira apresenta retração de 0,2% em maio; primeira diminuição desde 2025.

A produção da indústria brasileira recuou 0,2% na passagem de abril para maio, marcando o primeiro resultado negativo desde dezembro de 2025, quando o setor registrou uma queda de 1,9%.

Na comparação com maio do ano passado, a indústria teve uma expansão de 0,2%. No acumulado de 12 meses, o setor variou positivamente em 0,4%.

Esses dados foram revelados pela Pesquisa Industrial Mensal, divulgada na última sexta-feira (3) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com um boletim da Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Fazenda, o desempenho de maio em relação a abril ficou abaixo das expectativas do mercado, que esperava uma alta de 0,3%.

Confira o comportamento da indústria nos últimos seis meses:

Maio: -0,2%

Abril: +0,7%

Março: +0,3%

Fevereiro: +1,1%

Janeiro: +2,2%

Dezembro 2025: -1,9%

Com o resultado de maio, a indústria se posiciona 4,5% acima do patamar pré-pandemia (fevereiro de 2020) e 13% abaixo do nível recorde, que foi alcançado em maio de 2011.

Influências

Na passagem de abril para maio, os segmentos que mais contribuíram para a diminuição da indústria foram os de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (-6,1%) e indústrias extrativas (-2,6%), que interromperam uma sequência de cinco meses de alta.

No setor de combustíveis, os maiores impactos negativos vieram do álcool etílico e da gasolina. Na indústria extrativa, o recuo foi impulsionado pelo minério de ferro, óleos brutos do petróleo e gás natural.

A atividade da indústria de produtos alimentícios teve uma queda de 1,3%.

Em contrapartida, destacaram-se os produtos farmoquímicos e farmacêuticos (13,1%), veículos automotores, reboques e carrocerias (4,1%) e produtos químicos (3,1%).

O setor automotivo registrou o quinto mês consecutivo de crescimento, impulsionado pela maior produção de automóveis, caminhões e autopeças.

Grandes categorias

Das quatro grandes categorias econômicas, apenas os bens de consumo duráveis apresentaram variação positiva de abril para maio:

– bens de consumo semi e não duráveis: -1,3%

– bens intermediários (que serão transformados em outros produtos): -0,4%

– bens de capital (máquinas e equipamentos): -0,2%

– bens de consumo duráveis: +3,6%

Fonte: Agência Brasil

Nos siga no Google Notícias

COMENTÁRIOS

Fábio Sakamoto
Fábio Sakamotohttps://dfnamidia.com.br
Jornalista MTB/DRT 0011561/DF, Desenvolvedor Web. Apaixonado por quadrinhos, filmes, séries e música.

Últimas Notícias

Continue Lendo