O Ibovespa voltou a fechar o pregão em alta de 0,27%, aos 163.370 pontos, acumulando avanço de 1,77% na primeira semana cheia de 2026. O avanço do índice foi apoiado pela valorização do petróleo, pela divulgação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) dentro da meta do Banco Central e com a aprovação, pela União Europeia, do acordo com o Mercosul.
O IPCA de dezembro, divulgado nesta sexta-feira (9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostrou avanço de 0,33% no último mês de 2025, após alta de 0,18% em novembro. Dessa forma, a inflação oficial do Brasil fechou o ano em 4,26%, dentro da meta de 3% do Banco Central — com a margem de 1,5% para cima ou para baixo — e alinhada às expectativas do mercado. O resultado da variação acumulada em 12 meses é o menor registrado desde 2018, quando foi de 3,75%.
O acordo entre UE e Mercosul também chamou a atenção de investidores durante a sessão. Em negociação há mais de 25 anos, o acordo foi aprovado pela União Europeia, o que possibilitará a criação da maior zona de livre comércio do mundo.
Segundo o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin (PSB), a expectativa do governo é a de que o acordo entre em vigor ainda em 2026, após a aprovação final das partes.
A valorização do petróleo empurrou novamente as ações da Petrobras, que seguiu apoiando o desempenho positivo do índice. Em contrapartida, a queda dos preços do minério de ferro rebaixou as ações da Vale em mais de 1%, o que segurou o avanço do Ibovespa.
Outro desempenho que chamou atenção durante a sessão foi o da empresa aérea Azul. Após uma série de quedas consecutivas — incluindo a desvalorização de 90,20% no último pregão —, os papéis da empresa subiram 200% durante a sessão, encabeçando a lista de altas da B3. A baixa da véspera foi causada pela forte diluição dos acionistas, após aumento de R$7,44 bilhões no capital da companhia.
Maiores altas e quedas do Ibovespa
Confira as ações com melhor e pior desempenho no último fechamento:
Ações em alta no Ibovespa
-
Azul SA Pfd Registered Shs (AZUL54): +200,00%
-
Haga SA Industria e Comercio (HAGA3): +11,04%
Ações em queda no Ibovespa
-
Braskem S.A. Conv Pfd B (BRKM6): -11,11%
-
Ampla Energia e Servicos SA (CBEE3): -34,71%
O volume total negociado na B3 foi de R$22.338.695.771, em meio a 4.383.742 negócios.
Os dados da bolsa podem ser consultados no site da B3.
O que é o Ibovespa e como ele funciona?
O Ibovespa (Índice Bovespa) é o principal indicador do mercado acionário brasileiro. Calculado pela B3, ele reflete a média do desempenho das ações mais negociadas na bolsa, com base em critérios de volume e liquidez. O índice é composto por uma carteira teórica de ativos, que representa cerca de 80% do volume financeiro total negociado no mercado.
O que é a B3, a bolsa de valores do Brasil?
A B3 (Brasil, Bolsa, Balcão) é a bolsa de valores oficial do Brasil, sediada em São Paulo. É responsável pela negociação de ações, derivativos, títulos públicos e privados, câmbio e outros ativos financeiros. A B3 está entre as maiores bolsas do mundo em infraestrutura e valor de mercado.
Fonte: Brasil 61

