O Ibovespa encerrou esta quarta-feira (28) em queda de 0,47%, após três altas seguidas. No cenário externo, a cautela dos investidores diante da ata do Federal Reserve, que trouxe poucas novidades sobre os juros nos Estados Unidos, e a expectativa pelos resultados da Nvidia deixaram as bolsas de Nova York no vermelho, sem força para impulsionar o mercado brasileiro. No Brasil, o impasse em torno do IOF também pesou: o governo cogita bloquear R$ 33 bilhões no orçamento e resgatar R$ 1,4 bilhão de fundos públicos, o que gerou ainda mais incertezas.
Além disso, o mercado reagiu ao aumento da dívida pública federal, que chegou a R$ 7,6 trilhões em abril, e à abertura de 257 mil vagas formais de trabalho no mês. No pregão, o destaque negativo foi a Azul, que anunciou pedido de recuperação judicial nos EUA e viu suas ações caírem 3,74%. Vale e Petrobras também recuaram, assim como Banco do Brasil, que perdeu quase 2%. Mesmo com a alta do Bradesco, o Ibovespa não conseguiu se recuperar.
Os dados da bolsa podem ser consultados no site da B3.
- Pix por aproximação agora exibe saldo antes da transação.
- Banco Central mantém Selic em queda e sugere não responder a choques de oferta.
- Início da consulta ao segundo lote de restituição do IRPF 2026 é nesta terça-feira
- CNI destaca a prioridade em redução de impostos e equilíbrio fiscal.
- Brasil atinge recorde histórico de passageiros em voos domésticos em 2026
Fonte: Brasil 61

